A constituição dos acervos do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares e sua contribuição para as investigações em educação - The history of Literacy, Reading, Writing and Textbooks Research Group

Autores

  • Eliane Teresinha Peres
  • Chris de Azevedo Ramil, Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel)

Resumo

Este artigo apresenta a constituição, organização e preservação dos acervos do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel. Trata-se dos seguintes acervos: a) cartilhas e livros de alfabetização nacionais e estrangeiros do século XIX aos dias atuais; b) livros didáticos de autoras gaúchas entre os anos de 1940 e 1980; c) cadernos de alunos em fase de alfabetização da década de 1930 até a atualidade; d) cadernos de planejamento de professoras alfabetizadoras dos anos de 1960 aos dias atuais; e) materiais didático pedagógicos diversos. O principal objetivo da guarda desses materiais é a possibilidade de investigações em história da educação e da alfabetização.

Palavra-chave: Hisales, acervos, educação, história da alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chris de Azevedo Ramil, Brasil, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), com Bolsa CAPES e Mestre em Educação pelo mesmo Programa (03/2013), Bacharel em Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2002), Licenciada em Artes - Hab. em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2002), e Técnica em Desenho Industrial pela Escola Técnica Federal de Pelotas (1996). Tem experiência nas áreas de Design Gráfico e Artes Visuais, com ênfase em Design Editorial, atuando profissionalmente nas cidades de Pelotas/RS e Barcelona/Espanha. Foi professora-pesquisadora da equipe muldisciplinar do NPTE-UAB/IFSul, na equipe de design gráfico, de 2013 a 2014. Foi professora substituta do Curso de Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico do Instituto de Artes e Design da UFPel no 2º semestre de 2008. De 08/2009 a 03/2011 atuou como diagramadora na equipe de Editoria de Arte do Jornal Diário Popular de Pelotas/RS. Foi bolsista da CAPES enquanto mestranda (2011-2012). É integrante dos projetos de pesquisa: a) HISALES - História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (PPGE/FaE/UFPel), desde 2011; b) Memória Gráfica de Pelotas: um século de Design (CA/UFPel), de 2009 a 2014; c) Modernidade e escolarização: o uso de cartilhas e livros de leituras na Escola Elementar Gaúcha (1832 1930) (PPGE/FaE/UFPel), desde 2012, entre outros.

Referências

ALVES, Antônio Maurício Medeiros. A matemática moderna no ensino primário (1960-1978): análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. Pelotas: UFPel, 2013. 320f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Livro didático de matemática: uma abordagem histórica. Pelotas: UFPel, 2005. 178f. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

BARUM, Sylvia. Uma atividade de fixação e avaliação: orientações sobre o ditado escolar em cartilhas e livros de alfabetização (1900-1990). SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012. Anais ... Caxias do Sul: Anped, 2012.

CAMARGO, Célia Reis. Os centros de documentação das universidades: tendências e perspectivas. In: SILVA, Zélia Lopes (org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: Unesp/Fapesp, 1999, p. 49-63.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

DIETRICH, Mara Denise. A cartilha Ler a Jato e o método audiofonográfico de alfabetização da professora Gilda de Freitas Tomatis (1967-1986). 180f. Pelotas: UFPel, 2012. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

KIRCHNER, Cássia Aparecida Magalhães. O caderno de alunos e professoras como produtor da cultura escolar. CONGRESSO DE ENSINO E PESQUISA DE HISTÓRIA EDUCAÇÃO, 5, 2008. Anais ... Belo Horizonte: UFMG, 2008.

LIMA, Gisele Ramos de. Uma análise dos exercícios com sílabas em diários de classe de professoras alfabetizadoras (1973-2010). Pelotas: UFPel, 2013. 111f. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

PERES, Eliane. Aprendendo formas de pensar, se sentir e de agir: discursos pedagógicos e práticas escolares na escola pública. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 506f. Tese (doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais.

PERES, Eliane. A produção e a circulação de cartilhas escolares no Rio Grande do Sul: alguns dados de pesquisa. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da S.; MACIEL, Francisca Isabel P (orgs.). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/ RS/MT, séc. XIX e XX). Belo Horizonte: Ceale/Fapemig, CNPq, UFMG/FaE, 2006a, p. 145-170.

PERES, Eliane. Aspectos da produção didática da professora Cecy Cordeiro Thofhern. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da S.; MACIEL, Francisca Isabel (orgs.). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT, séc. XIX e XX). Belo Horizonte: Ceale/Fapemig, CNPq, UFMG/FAE, 2006b, p. 171-190.

PERES, Eliane. Produção de cartilhas escolares no Rio Grande do Sul entre as décadas de 1950 e 1970: contribuições à história da alfabetização e das práticas escolares. ENDIPE, 14, 2008. Anais ... Porto Alegre: PUCRS, 2008a, v. 1, p. 1-12.

PERES, Eliane. Autoras de obras didáticas e livros para o ensino da leitura produzidos no Rio Grande do Sul: contribuições à história da alfabetização (1950-1970). Educação Unisinos, v. 12, 2008b, p. 111-121.

PERES, Eliane. Um estudo da história da alfabetização através de cadernos escolares (1943-2010). Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 11, 2012, p. 93-106.

PERES, Eliane. Influências do pensamento norte-americano na produção de cartilhas para o ensino da leitura e da escrita no Rio Grande do Sul na década de 1960. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Aves da Silva (org.). História do ensino de leitura e escrita, métodos e material didático. Marília: Unesp, 2014, p. 93-120.

PERES, Eliane; BARUM, Sylvia. O ditado escolar sob o enfoque histórico: um estudo a partir de cadernos de crianças em processo de alfabetização (1943-2007). ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14, 2008. Anais ... Pelotas: UFPel, 2008.

PERES, Eliane; CÉZAR, Thais M. Divulgação e a adoção do método global de ensino da leitura no Rio Grande do Sul (1940-1970). ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 9, 2003. Anais ... Pelotas: Asphe, 2003.

PERES, Eliane; DIETRICH, Mara Denise. A cartilha Ler a Jato e o método audiofonográfico: uma proposta de alfabetização de uma professora gaúcha para o fim do analfabetismo no país (décadas de 1960-70). In: BARCELOS, Valdo Hermes de Lima; ANTUNES, Helenise Sangoi (orgs.). Alfabetização, letramento e leitura: territórios formativos. Santa Cruz do Sul: Unisc, 2010, p. 50-68.

PERES, Eliane; DIETRICH, Mara Denise; BARUM, Sylvia. Lindo! Expressões e frases de incentivo às crianças feitas por professoras-alfabetizadoras em cadernos escolares (anos de 1940-2000). CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6, 2011. Anais ... Vitória: SBHE, 2011.

PERES, Eliane; FACIN, Helenara P. A produção didática da professora Nelly Cunha e suas contribuições para o ensino da leitura no Rio Grande do Sul (décadas de 1960-1980). In: SCHWARTZ, Cleonara; PERES, Eliane; FRADE, Isabel Cristina A. S (orgs.). Estudos de história da alfabetização e da leitura na escola. Vitória: Ufes, 2010, p. 137-170.

PERES, Eliane; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Registros marginais: escritas de crianças em cadernos escolares de pré-escola e 1º ano (1930-2010). SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA, 2, 2014. Anais ... Porto Alegre: Ufrgs, 2014.

PERES, Eliane; PORTO, Gilceane Caetano. A produção e a circulação de cartilhas do método global de contos de ensino da leitura no Rio Grande do Sul (décadas de 40-70). In: LEAHY-DIOS, Cyana (org.). Espaços e tempos de educação. Rio de Janeiro: Brasa, 2004, p. 26-40.

PORTO, Gilceane Caetano; PERES, Eliane Teresinha. Concepções e práticas de alfabetização vista através de cadernos escolares. Cadernos de Educação (UFPel), v. 40, 2011, p. 56-78.

QUADROS, Claudemir de. Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ufrgs, 2006. 428f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

RAMIL, Chris de Azevedo. A coleção didática Tapete Verde: do projeto à sua produção gráfica (década de 1970 - Rio Grande do Sul). Pelotas: UFPel, 2013. 223f. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

RAMIL, Chris de Azevedo. Edições Tabajara: notas iniciais sobre as publicações didáticas e seus aspectos editoriais. ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO UFPEL, 16, 2014. Anais ... Pelotas: UFPel, 2014.

RAMIL, Chris de Azevedo. A iconografia e a iconologia didática: um estudo das imagens nos livros didáticos gaúchos das Edições Tabajara (1950-1970). 106f. Pelotas: UFPel, 2015. Projeto de tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

VAHL, Mônica Maciel. O programa do livro didático para o ensino fundamental do Instituto Nacional do Livro – PLIDEF/INL (1971-1976): um estudo sobre as condições históricas e sociais e as paradas em jogo no campo. 293f. Pelotas: UFPel, 2014. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

VIEIRA, Cícera Marcelina. O uso de cartilhas no processo de alfabetização: um estudo a partir de cadernos de planejamento de uma professora (1983-2000). 212f. Pelotas: UFPel, 2014. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

VINÃO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Uerj, 2008, p. 15-33.

Downloads

Publicado

2015-08-21

Como Citar

Peres, E. T., & Ramil, Brasil, C. de A. (2015). A constituição dos acervos do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares e sua contribuição para as investigações em educação - The history of Literacy, Reading, Writing and Textbooks Research Group. Revista História Da Educação, 19(47), 297–311. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/57961

Edição

Seção

Acervos e documentos - Archives and documents