Cálculo em matemática: um assunto para o ensino em geral ou específico para o ensino técnico - Calculus in mathematics: a subject for teaching in general or specifically in technical education?

Autores

  • Everaldo Paulo da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gert Schubring, Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

História da educação, matemática

Resumo

Nosso objetivo é seguir o caminho de Cálculo Diferencial e Integral na educação geral/ensino secundário e da educação profissional/ensino técnico no Brasil. Para realizar essa tarefa traçou-se um panorama histórico do século 20, tendo como ponto de partida a Conferência Internacional sobre o Ensino de Matemática de Paris, em 1914, a legislação brasileira e os contextos políticos e econômicos que, por vezes, influenciaram a inclusão ou a extinção do Cálculo dos programas nacionais, e também acompanhar a trajetória do Cálculo na disciplina Matemática desde Escola Técnica Federal de São Paulo até sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica onde foi implementado, pela primeira vez, o ensino médio.

 

CALCULUS IN MATHEMATICS: A SUBJECT FOR TEACHING IN GENERAL OR SPECIFICALLY IN TECHNICAL EDUCATION?

Abstract

Our goal is to follow the path of Differential and Integral Calculus in General Education (secondary education) and Professional Education (technical education) in Brazil in a case study. To accomplish this task, we will make a historical overview of the twentieth century, taking as a starting point the International Conference on the Teaching of Mathematics in Paris in 1914, Brazilian legislation and the political and economic contexts that sometimes influenced some inclusion or the exclusion from the calculation of national programs, and also the Calculus trajectory in mathematical discipline of the Escola Técnica Federal de São Paulo until his transformation in the Centro Federal de Educação Tecnológica where secondary education been implemented.

 

CÁLCULO EN LAS MATEMÁTICAS: ¿UN TEMA PARA LA ENSEÑANZA EN GENERAL O ESPECIFICO DE EDUCACIÓN TÉCNICA?

Resumen

Nuestro objetivo es analizar la trayectoria del Cálculo Diferencial e Integral en la Educación General (Educación Secundaria) y en la Educación Profesional (Educación Secundaria Modalidad Técnico Profesional) en Brasil en un estudio de caso. Para realizar esa tarea, desarrollaremos un panorama histórico del siglo 20, teniendo como punto de partida la Conferencia Internacional sobre la Enseñanza de Matemáticas en Paris, en 1914, la legislación brasileña y los contextos políticos y económicos que, en algún momento, influenciaron en la inclusión o la extinción del cálculo en los programas nacionales; y también la trayectoria del cálculo en la disciplina de matemáticas de la Escuela Técnica Federal de São Paulo hasta su transformación para el Centro Federal de Educación Tecnológica, donde fue implantado la educación secundaria.

 

CALCUL EN MATHÉMATIQUES: UN SUJET DE L'ENSEIGNEMENT EN GÉNÉRAL OU SPÉCIFIQUE A L'ÉDUCATION TECHNIQUE?

Résumé

Notre objectif est de suivre la trajectoire du Calcul Différentiel et Intégral dans l'Enseignement General (enseignement secondaire) et l'Enseignement Professional (enseignement technique) au Brésil dans une étude de cas. Pour accomplir ce tâche, nous ferons un survol historique du 20e siècle, qui aura comme point de départ la Conférence Internationale sur l'Enseignement des Mathématique à Paris en 1914, les lois brésiliennes et les contextes politiques et économiques qui ont parfois influencé l’inclusion, ou l'exclusion du calcul des programmes nationaux, et aussi la trajectoire de ce Calcul dans l’enseignement des mathématiques dans la Escola Técnica Federal de São Paulo jusqu’à sa Transformation en le Centro Federal de Educação Tecnológica où l'enseignement secondaire a été mis en œuvre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Paulo da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Mestre em Ensino de Matemática pela UFRJ, professor pesquisador do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CESPEB-UFRJ)  e professor na Rede Emancipa de Cursinhos Populares.

Gert Schubring, Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro

pesquisador aposentado pela Faculdade de Matemática da Universidade de Bielefeld e professor visitante no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É especializado em história da matemática e das ciências exatas, em particular nas interações entre desenvolvimentos conceituais e culturais nos tempos modernos.

Referências

BEKE, Emanuel. Les résultats obtenus dans l’introduction du calcul différentiel et intégral dans les classes supérieures des établissements secondaires: rapport général l'Enseignement mathématique. v. 16. Paris, 1914, p. 245-284.

BRASIL. Decreto n. 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1997.

BRASIL. Decreto n. 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004.

BRASIL. Decreto n. 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados as Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Rio de Janeiro, 1909.

BRASIL. Decreto n. 981 de 8 de Novembro de 1890. Aprova o Regulamento da Instrução Primária e Secundária do Districto Federal. 1890.

BRASIL. Decreto-lei n. 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Rio de Janeiro, 1942.

BRASIL. Lei 3552 de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Rio de Janeiro, 1959.

BRASIL. Lei n. 1.076, de 31 de março de 1950. Assegura aos estudantes que concluírem curso de primeiro ciclo do ensino comercial, industrial ou agrícola, o direito à matrícula nos cursos clássico e científico e dá outras providências. Rio de Janeiro, 1950.

BRASIL. Lei n. 1.821, de 12 de Março de 1953. Dispõe sobre o regime de equivalência entre diversos cursos de grau médio para efeito de matrícula no ciclo colegial e nos cursos superiores. Rio de Janeiro, 1953.

BRASIL. Lei n. 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da educação e Saúde Pública. Rio de Janeiro, 1937.

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1961.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 1971.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Lei n. 3.991, de 5 de janeiro de 1920. Fixa a Despesa Geral da República dos Estados Unidos do Brasil para o exercício de 1920. Rio de Janeiro, 1920.

BRASIL. Lei n. 8.948 de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília, 1994.

BRASIL. Portaria Ministerial n. 177, de 16 de março de 1943. Expede os programas de matemática dos cursos clássico e científico do ensino secundário. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 1943. p. 3930-3931. http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2211641/pg-18-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-18-03-1943/pdfView >. Acesso em 20 fev. 2015.

BRASIL. Portaria Ministerial n. de 1045 de 14 de dezembro de 1951. Expede os planos do ecodesenvolvimento dos programas mínimos de ensino secundário e respectivas instruções metodológicas. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, n. 45, 22 fev. 1952, p. 7-9. http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2375341/pg-73-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-22-02-1952/pdfView>. Acesso em 20 fev. 2015.

BRASIL. Portaria Ministerial s/n de 17 de março de 1936. Dispõe sobre os programas do curso complementar - Matemática. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, ano L20V, n. 66, 19 mar. 1936, p. 5791-5825. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/ handle/123456789/104320/1936%20-%20Portaria%20Ministerial%20-%20DOU%2019-03-1936%20-%20Programas%20do%20curso%20complementar.pdf?sequence=1>. Acesso em 20 fev. 2015.

CARVALHO, Joao Bosco Pitombeira F. Algumas Considerações Históricas sobre o Ensino de Cálculo na Escola Secundária. Cadernos Cedes, Campinas, v. 40, 1996, p. 62-81.

CARVALHO, Joao Bosco Pitombeira F; DASSIE, Bruno Alves. The History of Mathematics Education in Brazil. ZDM - The International Journal on Mathematics Education. Karlsruhe, v. 44, n. 4, 2012, p. 499-511.

CARVALHO, Marcelo Augusto Monteiro de. A criação do SENAI no contexto da Era Vargas. São Paulo: USP, 2011. 192f. Dissertação (mestrado em História Econômica). Universidade de São Paulo.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO. Plano de Curso (Ensino Médio). São Paulo, 2005.

D’ANGELO, Márcia. Escola técnica federal de São Paulo: a integração do saber e do fazer na formação do técnico de nível médio (1985-1986). São Paulo: USP, 2007. 353f. Tese (doutorado em História). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

DA SILVA, Everaldo Paulo. A matemática no Conselho Federal de Educação: resgate de uma trajetória e as concepções sobre uma disciplina. ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA, 17, 2013. Anais ... Vitória: Ebrapem, 2013, ftp://ftp.ifes.edu.br/cursos/Matematica/EBRAPEM/GDs/GD05/Sessao2/ Sala_B1/920-1762-1-PB.pdf>. Acesso em 20 fev. 2015.

DASSIE, Bruno Alves; ROCHA, José Lourenço da. O ensino de matemática no Brasil nas primeiras décadas do século 20. Caderno Dá-Licença, n. 4, ano 5, 2003, p. 65-73.

DASSIE, Bruno. Alves. A matemática do curso secundário na reforma Gustavo Capanema. Rio de Janeiro: PUCRJ, 2001. xxf Dissertação (mestrado em Matemática). Departamento de Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE SÃO PAULO. Livro de planejamento educacional. São Paulo, 1974.

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE SÃO PAULO. Plano de ensino. São Paulo, 1983.

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE SÃO PAULO. Plano de ensino. São Paulo, 1995.

GISPERT, Hélène; SCHUBRING, Gert. Societal, structural, and conceptual cahnges in mathematics teaching: reform and processes in france and germany over the twentieth century and the international dinamics. Science in context. New York, v. 24, n. 1, 2011, p. 73-106.

KILPATRICK, Jeremy. The development of mathematics education as an academic field. In: FURINGHETTI, Fúlvia, MENGHINI, Marta. GIACARDI, Lívia; ARZARELLO, Ferdinando. The first century of International Commission on Mathematical Instruction (1908-2008): reflecting and shaping the world of mathematics education. Roma: Istituto della Encyclopedia Italiana, 2008, p. 25-39.

NUNES, Edson de Oliveira; BARROSO, Helena Maria; FERNANDES, Ivanildo Ramos. Do CNE ao CNE: 80 anos de política regulatória. FÓRUM SOBRE OS 15 ANOS DO CNE E 100 ANOS DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DO BRASIL. Brasília: CNE, 2011.

SARAIVA, Suzana Barros Corrêa. Conselho Federal de Educação (1961-1994): uma trajetória ideológica. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. 221f. Tese (doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SCHUBRING, Gert. Pesquisar sobre a história do ensino de matemática: metodologia, abordagens e perspectivas. In: MOREIRA, Darlinda; MATOS, José Manuel. História do ensino da matemática em Portugal. Lisboa: SPCE, 2005, p. 5-20.

SCHUBRING, Gert. A matemática elementar de um ponto de vista superior: Félix Klein e a sua atualidade. GIRALDO, Victor Augusto; ROQUE, Tatiana Marins. O saber do professor de matemática: ultra-passando a dicotomia entre didática e conteúdo. São: Moderna, 2014a, p. 39-56.

SCHUBRING, Gert. Classical papers in mathematics education: results obtained in the introduction of differential and integral calculus in upper grades of secondary institutions Emanuel Beke with introduction by Gert Schubring.The international Journal for the history of mathematics Education, v. 9, n. 1, New York, 2014b, p. 33-70.

VIÑAO FRAGO, Antonio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, Curitiba, n. 18, 2008, p. 173-215.

Downloads

Publicado

2016-04-23

Como Citar

da Silva, E. P., & Schubring, Brasil, G. (2016). Cálculo em matemática: um assunto para o ensino em geral ou específico para o ensino técnico - Calculus in mathematics: a subject for teaching in general or specifically in technical education?. Revista História Da Educação, 20(49), 65–80. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/54093

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo