A HONRA ESCOLAR: MEMÓRIA MATERIAL DA ESCOLA

Autores

  • Lisley Canola Treis Teixeira (Brasil) Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Luani de Liz Souza (Brasil) Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação

Palavras-chave:

Honra, Cultura Material Escolar, Punição.

Resumo

Este artigo trata do tema da honra e das penas aplicadas aos alunos nas escolas. No caso específico deste texto, buscou-se reconhecer pela materialidade escolar – “Livro de Honra” do Grupo Escolar Lauro Müller de Florianópolis/SC, datado de 1914 a 1972 (também denominado Livro) – a produção do sentido de honra através dos dispositivos históricos e sociais. Realizou-se uma descrição do Livro e uma interpretação do seu conteúdo, cruzando-o com outros materiais tais como jornais, a legislação educacional e documentos escolares da época. O Livro, como dispositivo, funcionava como normatizador das condutas escolares desejadas, ao mesmo tempo em que honrava aqueles cujo status social já lhes conferia “honra”.

 

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Biografia do Autor

Lisley Canola Treis Teixeira (Brasil), Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutoranda em Educação, Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.

Luani de Liz Souza (Brasil), Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutoranda em Educação, Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2017-09-16

Como Citar

Teixeira (Brasil), L. C. T., & Souza (Brasil), L. de L. (2017). A HONRA ESCOLAR: MEMÓRIA MATERIAL DA ESCOLA. Revista História Da Educação, 21(53), 219–238. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/52709

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo