História da educação da criança pela família no século 19: fontes para uma escrita - History of childhood education by the family in the 19th century: sources for a writing
Palavras-chave:
História da Educação, Criança, Família, século XIX, FontesResumo
O artigo tem por objetivo, em forma de reflexão teórica e metodológica, propor, problematizar e categorizar um corpus documental para uma escrita da história da educação da criança pela família no século 19, tomando por base empírica documentação existente na maioria das regiões brasileiras, mas exemplificando-a e caracterizando-a a partir da realidade paranaense.
Palavras-chave: história da educação, criança, família, século 19, fontes.
HISTORY OF CHILDHOOD EDUCATION BY THE FAMILY IN THE 19th CENTURY: SOURCES FOR A WRITING
Abstract
In the form of methodological and theoretical reflection, this article aims to propose, discuss and categorize a documental corpus for a writing of the history of childhood education by the family in the 19th century, empirically based on an existing documentation for most regions of Brazil, however exemplifying and characterizing it from the reality in the State of Paraná.
Key-words: history of education, child, family, 19th century, sources.
HISTORIA DE LA EDUCACIÓN DEL NIÑO POR LA FAMILIA EN EL SIGLO 19: FUENTES PARA UNA ESCRITA
Resumen
El artículo tiene como objetivo, en forma de reflexión teórica y metodológica, proponer, problematizar y categorizar un corpus de documentos para una escrita de la historia de la educación del niño por la familia en el siglo 19, teniendo por base empírica una documentación existente para la mayoría de las regiones brasileñas, pero ejemplificándola y caracterizándola a partir de la realidad paranaense.
Palabras-clave: historia de la educación, niño, familia, siglo 19, fuentes.
Histoire de l'éducation de l'enfant par la famille au 19e siècle: sources pour une écriture
HISTOIRE DE L'EDUCATION DE L'ENFANT PAR LA FAMILLE AU 19E SIECLE: SOURCES POUR UNE ECRITURE
Résumé
L’article vise, sous la forme de réflexion théorique et méthodologique, proposer, problématiser et catégoriser un corpus documentaire pour une écriture de l’histoire de l’éducation de l’enfante par la familie au 19e siècle, prenant par base empirique une documentation existante pour la plupart des régions du Brésil, mais l’ilustrant et l’caracterisant à partir de la réalité paranaense.
Mots-clé: histoire de l’education, enfant, familie, 19e siècle, sources.
Downloads
Referências
BANDEIRA, Júlio. Elementos de estilo: fragmentos do Brasil no caderno de viagem de Jean-Baptiste Debret. In: BANDEIRA, Júlio. Jean-Baptiste Debret caderno de viagem. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
BARROS, Roque Spencer Maciel de. A ilustração brasileira e a ideia de universidade. São Paulo: USP, 1986.
BASTOS, Maria Helena Câmara. A pesquisa da história da educação em revista. In: LOMBARDI, José Claudinei et. al. (orgs). Educação em debate: perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2006, p. 99-128.
BECCHI, Egle. Retórica de infância. Perspectiva. Florianópolis, n. 22, 1994, p. 63-95.
BURKE, Peter. História como memória social. In: BURKE, Peter. Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 67-90.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
CHARTIER, Roger. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002, p. 13-28.
DARNTON, Robert. História, eventos e narrativa: incidentes e cultura do cotidiano. Varia História. Belo Horizonte, n. 34, v. 21, 2005, p. 290-304.
DAVIS, Natalie Zemon. Histórias de perdão e seus narradores na França do século XVI. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
DONZELOT, Jacques. A polícia das famílias. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
DUBY, Georges. A história continua. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
FARGE, Arlette. Lugares para a história. Lisboa: Teorema, 1999.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: USP, 2009.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O processo de escolarização em Minas Gerais: questões teórico-metodológicas e perspectivas de análise. In: VEIGA, Cynthia Greive; FONSECA, Thais Nilvia de Lima (orgs.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 77-98.
FEBVRE, Lucien. O problema da incredulidade no século XVI: a religião de Rabelais. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FEBVRE, Lucien. Viver a história. In: FEBVRE, Lucien. Combates pela história. Lisboa: Presença, 1989, p. 28-50.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Santos Teixeira. Território plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo: Ática, 2010.
GINZBURG, Carlo. O inquisidor como antropólogo. In: GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991, p. 203-214.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GINZBURG, Carlo. Os andarilhos do bem. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
GOUVEA, Maria Cristina Soares de. A literatura como fonte para a história da infância. In: LOPES, Alberto et al (orgs). Para a compreensão histórica da Infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 19-38.
HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da idade média à época contemporânea no ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LE GOFF, Jacques. Uma vida para a história: conversações com Marc Heurgon. São Paulo: Unesp, 2007.
LE ROY LADURIE, Emmanuel. Montaillou: cátaros e católicos numa aldeia francesa (1294-1324). Lisboa: Edições 70, 1975.
LE ROY LADURIE, Emmanuel. O carnaval de romans. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LOPES, Eliane Marta Santos Teixeira. História da educação e literatura: algumas idéias e notas. Educação. Santa Maria, v. 30, n. 2, 2005, p. 157-176.
MARROU, Henri-Irénée. História da educação na antiguidade. São Paulo: Herder, 1971.
MELLO, Evaldo Cabral de. O fim das casas-grandes. In: ALENCASTRO, Luiz Felipe. (org). História da vida privada no Brasil: império - a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 385-438.
MONARCHA, Carlos. História da educação (brasileira): formação do campo, tendências e vertentes investigativas. Hist. Educ. (Online), n. 21, 2007, p. 51-78.
MOREIRA, Júlio Estrella. Dicionário bibliográfico do Paraná. Curitiba: Museu Paranaense, 1957.
OZOUF, Jacques. Nous les maîtres d’école: autobiographies d’instituteurs de la Belle Époque. Paris: Juliard-Galimard, 1973.
PERROT, Michelle. Introdução. In: PERROT, Michelle (org.). História da vida privada 4. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 7-12.
POLLOCK, Linda A. Los niños olvidados: relaciones entre padres e hijos de 1500 a 1900. México: Fondo de Cultura Econômica, 2004.
PORTELLA, Bruna et al. Redescobrindo o poder judiciário paranaense: o acervo do poder judiciário paranaense trabalhado a partir de oficinas. Curitiba: 2006, mimeo.
SHORTER, Edward. A formação da família moderna. Lisboa: Terramar, 1995.
THOMPSON, Edward Palmer. A venda de esposas. In: THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 305-352.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.