Pragmatismo e idealismo: o debate entre pioneiros e católicos em dois manuais no Brasil dos anos de 1930 - Pragmatism and idealism: the debate between catholics and pioneers in Brazil in two books of the 1930s
Palavras-chave:
Coleções pedagógicas, estratégia, práticas, modelo escolarResumo
Na década de 1930 acentuava-se o debate educacional brasileiro entre dois grupos rivais, que se utilizaram do livro como um dispositivo estratégico para divulgar ou censurar concepções pedagógicas com a intenção de consolidar um determinado modelo escolar. Neste contexto e por uma perspectiva histórico-cultural, o presente trabalho apresenta uma discussão sobre dois impressos de coleções pedagógicas que circularam no Brasil: Democracia e educação, de John Dewey (1936) e A filosofia da educação sob o ponto de vista democrático, de Herman Harrel Horne (1938).
Palavras-chave: coleções pedagógicas, estratégia, práticas, modelo escolar.
PRAGMATISM AND IDEALISM: THE DEBATE BETWEEN CATHOLICS AND PIONEERS IN BRAZIL IN TWO BOOKS OF THE 1930S
Abstract
In the 1930 the Brazilian educational discussion took place between two opposing groups, who used the book as a strategic device aimed to disseminate or censure pedagogical concepts with the intent of consolidating a particular school model. In this context and a cultural-historical perspective, this paper presents a discussion of two printed collections pedagogical that circulated in Brazil: Democracy and Education by John Dewey (1936) and The Philosophy of Education from the democratic point of view, by Herman Harrell Horne (1938).
Key-words: pedagogical collections, strategy, practices, school model.
EL PRAGMATISMO Y EL IDEALISMO: EL DEBATE ENTRE CATÓLICOS Y PIONEROS EN BRASIL EN DOS LIBROS DE LA DÉCADA DE 1930
Resumen
En los años 1930 acentuado el debate educativo brasileño entre dos grupos rivales, que utilizan el libro como un mecanismo estratégico para dar a conocer o censurar conceptos pedagógicos con la intención de consolidar un modelo de escuela particular. En este contexto y una perspectiva histórico-cultural, este artículo presenta un análisis de dos colecciones impresas pedagógicos distribuidos en Brasil: Democracia y educación, de John Dewey (1936) y La filosofía de la educación desde el punto de vista democrática, de Herman Harrell Horne (1938).
Palabras-clave: colecciones pedagógicas, estrategia, prácticas, escuela modelo.
LE PRAGMATISME ET IDÉALISME: LE DÉBAT ENTRE LES CATHOLIQUES ET LES PIONNIERS AU BRÉSIL DANS DEUX LIVRES DES ANNÉES 1930
Résumé
Dans les années 1930 accentué le débat sur l'éducation brésilienne entre deux groupes rivaux, qui ont utilisé le livre comme un dispositif stratégique pour faire connaître ou de censurer concepts pédagogiques avec l'intention de consolider un modèle d'école en particulier. Dans ce contexte et dans une perspective historico-culturelle, cet article présente une discussion de deux recueils imprimés pédagogiques distribués au Brésil: Démocratie et éducation par John Dewey (1936) et La Philosophie de l'éducation du point de vue démocratique par Herman Harrell Horne (1938).
Mots-clé: collections pédagogiques, stratégie, pratiques, model school.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa. Leonardo Van Acker e a filosofia da educação na PUCSP. JORNADA DO HISTEDBR, 6, 2005. Anais ... Ponta Grossa: UEPG, 2005.
BICCAS, Maurilane de Souza; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Reforma escolar e práticas de leitura de professores: a Revista do Ensino. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; VIDAL, Diana Gonçalves (orgs.). Biblioteca e formação docente: percursos de leitura (1902-1935). Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 63-91.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de; TOLEDO, Maria Rita Almeida. A biblioteca da educação de Lourenço Filho: uma coleção a serviço de um projeto de inovação pedagógica. Quaestio, Sorocaba, v. 8, 2006, p. 47-63.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2000.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel, 1990.
DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.
HORNE, Herman Harrel. A filosofia da educação sob o ponto de vista democrático. São Paulo: Saraiva, 1938.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; MENEZES, Maria Cristina (orgs.). Anísio Teixeira 1900-2000: provocações em educação. Campinas: Autores Associados; Bragança Paulista: USF, 2000.
TEIXEIRA, Anísio. 1936. Apresentação. In: DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936, p. 5-8.
TOLEDO, Maria Rita Almeida. Circulação de modelos de leitura para professores: a atualidades pedagógicas e a biblioteca museu do ensino primário. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30, 2007. Anais ... Caxambu: Anped, 2007.
VAN ACKER, Leonardo. Vários métodos no estudo da escola nova. Revista Brasileira de Pedagogia, Rio de Janeiro, ano I, n. 2, 1934, p. 65-70.
VAN ACKER, Leonardo. Prefácio. In: HORNE, Herman Harrel. A filosofia da educação sob o ponto de vista democrático. São Paulo: Saraiva, 1938, p. 5-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.