A formação de professores para o ensino mútuo no Brasil: o "Curso normal para professores de primeiras letras do Barão de Gérando (1839)"

Autores

  • Maria Helena Camara Bastos PUCRS

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo analisar o primeiro manual didático destinado à formação docente, publicado no Brasil em 1839, intitulado Curso Normal para Professores de Primeiras Letras ou direções relativas a Educação Physica, Moral e Intelectual nas Escolas Primárias, tradução da obra francesa do barão De Gérando, editada em 1832. Pretende-se abordar a história da obra, do autor e de suas idéias pedagógicas; avaliar o sentido de sua aplicação na Escola Normal de Niterói e como leitura obrigatória para todos os professores públicos de primeiras letras da Província, bem como sua permanência como obra fundadora, já que ainda encontramos referências a esta obra em escritos educacionais nas décadas de 70 e 80, do século passado.

 

Résumé

Cet article analyse le premier manuel didatique destiné a Ia formation des instituteurs, publié au Brésil en 1839, intituler Cours normal des instituteurs primaires, ou Directions relatives à l'éducation physique, morale et intellectuelle dans les écoles primaires, traduction de I'ouvrage du baron de Gérando, publié en France en 1832. Prétendre aborder l'histoire de l'oeuvre, de l'auteur et de ses idées pédagogiques; évaluer les objectifs de son application à l'École Normal de Niterói et comme lecture obligatoire de tous les instituteurs de Ia Province , aussi bien que sa permanence comme l'oeuvre fondatrice, puis qu'on trouve des references a cette oeuvre dans les écrits éducatives jusqu'àux décennies de 70 et 80, du derniere siecle.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Camara Bastos, PUCRS

Downloads

Publicado

2012-07-16

Como Citar

Bastos, M. H. C. (2012). A formação de professores para o ensino mútuo no Brasil: o "Curso normal para professores de primeiras letras do Barão de Gérando (1839)". Revista História Da Educação, 2(3), 95–119. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30722

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo