A história da educação e os desafios das novas fontes: reflexões sobre uma trajetória de pesquisa

Autores

  • Luciano Mendes de Faria Filho Universidade Federal de Minas Gerais.

Resumo

 

Neste artigo realizamos, a partir de nossa experiência de pesquisa em história da educação, uma reflexão sobre utilização e produção das fontes pelos pesquisadores desta área. Nosso objetivo é ressaltar, por um lado, o quanto a história da educação tem sido enriqueci da com a utilização das chamadas novas fontes, e, por outro lado, o quanto o trabalho com as mesmas exige, ou tende a exigir, um trabalho do pesquisador no sentido de explicitar e explorar tanto suas especificidades quanto as possibilidades de cruzamento com outras modalidades de fontes.

Palavras-chave: história da educação, fontes, metodologia.

 

Abstract

In this article we do a reflection on the production and utilization of sources of educational history researches, based on our own experience about it. Our aim is to emphasize, how much the history of education has been improved with the utilization of the so called new sources and, on the other hand, how much the work with them demands, or tends to demand, a work from the researcher in order to explain and explore their specificities as well as the possibilities of crossing with other modalities of sources.

Keywords: history of education, sources, methodology.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Mendes de Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Faria Filho, L. M. de. (2012). A história da educação e os desafios das novas fontes: reflexões sobre uma trajetória de pesquisa. Revista História Da Educação, 1(2), 111–125. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30668

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo