A história da educação e os desafios das novas fontes: reflexões sobre uma trajetória de pesquisa
Resumo
Neste artigo realizamos, a partir de nossa experiência de pesquisa em história da educação, uma reflexão sobre utilização e produção das fontes pelos pesquisadores desta área. Nosso objetivo é ressaltar, por um lado, o quanto a história da educação tem sido enriqueci da com a utilização das chamadas novas fontes, e, por outro lado, o quanto o trabalho com as mesmas exige, ou tende a exigir, um trabalho do pesquisador no sentido de explicitar e explorar tanto suas especificidades quanto as possibilidades de cruzamento com outras modalidades de fontes.
Palavras-chave: história da educação, fontes, metodologia.
Abstract
In this article we do a reflection on the production and utilization of sources of educational history researches, based on our own experience about it. Our aim is to emphasize, how much the history of education has been improved with the utilization of the so called new sources and, on the other hand, how much the work with them demands, or tends to demand, a work from the researcher in order to explain and explore their specificities as well as the possibilities of crossing with other modalities of sources.
Keywords: history of education, sources, methodology.
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