Ser professor de liceu no Estado Novo português: o discurso dos professores na imprensa pedagógica

Autores

  • Joaquim Pintassilgo Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Resumo

 

O presente artigo tem por objectivo analisar as representações dos professores de liceu sobre eles próprios e sobre a profissão, tal como são veiculadas pela imprensa pedagógica. Utilizaremos como fonte uma das principais revistas pedagógicas do século 20 português - a Labor (1926-1973) -, escrita por professores de liceu e dirigida a esses mesmos professores. O período em análise abrange o chamado Estado Novo português, um período difícil e contraditório, por via dos constrangimentos político-ideológicos, no que se refere à afirmação de uma profissionalidade docente. Será utilizada a literatura recente sobre a profissão docente no sentido de esclarecer o percurso passado da profissão e no pressuposto de que a (re)construção da sua memória é uma condição importante da afirmação da identidade profissional dos professores.

Palavras-chave: profissional, artesão, intelectual.

 

Abstract

This paper intends to analyze high school teacher’s representations about themselves and their profession, just as these representations are conveyed by the pedagogical press. Our source is one of the main journals of education directed toward high school teaching and written by teachers - Labor (1926-1973). The period under analysis essentially includes the so-called portuguese New State, a difficult and contradictory period in terms of assertion of teaching professionalism, due to the political and ideological constraints. We shall use recent Iiterature about the teaching profession in terms of clarifying the profession's past direction and under the supposition that the (re)construction of its memory is an important condition in the assertion of teacher’s professional identity.

keywords: professional, artisan, intellectual.

 

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Biografia do Autor

Joaquim Pintassilgo, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Joaquim Pintassilgo é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Departamento de Educação. Área de História e Filosofia da Educação. Doutor em História da Educação pela Universidade de Salamanca. Membro do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Director Adjunto da Revista de Educação.

 

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

Pintassilgo, J. (2012). Ser professor de liceu no Estado Novo português: o discurso dos professores na imprensa pedagógica. Revista História Da Educação, 6(12), 17–38. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30567

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo