Alemão, estrangeiro ou teuto-brasileiro? Representações de docência teuto-brasileira-evangélica no Rio Grande do Sul
Resumo
O trabalho discute representações de docência teuto-brasileiro-evangélica que estiveram imbricadas na proposição e manutenção de um programa específico de formação de professores, no âmbito desse grupo cultural, no RS/Brasil, no período de 1909 a 1938. Fundamenta-se nos campos dos estudos feministas, dos estudos culturais e do pósestruturalismo. As estratégias de articulação e de desconstrução nortearam o exame dos seguintes periódicos que circularam no período: jornal Deutsche Post, Almanaque Kalender für die Deutschen in Brasilien e jornal Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul; isso permitiu entender parte do processo que buscou operacionalizar o funcionamento harmonioso dos dois pertencimentos mais mobilizados da identidade cultural desse grupo: a nacionalidade alemã e a cidadania brasileira.
Palavras-chave: estudos culturais, representação, identidade docente.
Abstract
This paper discusses representations of the german-brasilian-evangelical teaching involved in a specific program for teaching education, in this group, from 1909 to 1938. The discussion is based on women's studies, cultural studies and post-structuralism. I have used the strategies of articulation and desconstruction to analyse periodicals impressed in this period: the Deutsche Post journal, the Kalender für die Deutschen in Brasilien Almanac and the Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul journal. This analysis has shown how the german nationality and the Brasilian citizenship - two of the most important and conflicting marks of this culture - were inscribed and mobilised in this cultural identity.
Keywords: cultural studies, representation, teaching identity.
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