A primeira infância vai à escola: o regulamento do jardim da infância - Goiás/1928

Autores

  • Alessandra Arce USP - Faculdade de Filosofa Ciências e Letras, campus de Ribeirão Preto.
  • Diane Valdez Unicamp.

Resumo

 

Este é um artigo no campo da história da educação tendo como fonte referencial o Regulamento e o Programa do Jardim da infância de 1928, da capital do Estado de Goiás. Essa fonte oficial aponta dados importantes sobre a concepção de criança compreendida no período, assim como as práticas pedagógicas pensadas para a criança menor de seis anos. A implementação do Jardim da infância na cidade de Goiás acontece ao meio das exigências do otimismo pedagógico nacional com forte influência da Escola Nova e da psicologia que referendava um novo modelo de escola, novas formas de abordar a infância, novos métodos. O modelo implementado no regulamento e programa oficial goiano foi inspirado no modelo paulista e procura pautar-se na Pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel, tentativa essa marcada por contradições, mas frutífera para a análise de práticas pedagógicas em jardins de ­infância no Brasil do início do século 19.

Palavras-chave: jardim de infância, história da educação regional, infância, teoria froebellana.

 

Abstract

This article aim is to discuss a important document produced in 1928 in the Capital of Goiás State: O Regulamento e o Programa do Jardim de Infância. This document contains some information’s about the concepts of childhood at this time in this State. The implementation of this kindergarten occurred surrounding by a new wave of optimism in Brazillan pedagogy influenced by the progressive education movement. This movement demanded a new conception of education and school which ones the Kindergarten had to follow. The document is full of contradiction, although, it is a rich source of analyzes about how the early childhood education was thought in Brazil during the earliest years of the twenty century.

Keywords: kindergarten, history of education, early childhood, froebel's theory.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Arce, USP - Faculdade de Filosofa Ciências e Letras, campus de Ribeirão Preto.

Professora do Departamento de Psicologia e Educação da USP - Faculdade de Filosofa Ciências e Letras, campus de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2012-07-02

Como Citar

Arce, A., & Valdez, D. (2012). A primeira infância vai à escola: o regulamento do jardim da infância - Goiás/1928. Revista História Da Educação, 8(16), 129–151. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30372

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo