Escola de Engenharia de Porto Alegre (1896-1934): hegemonia política na construção da universidade

Autores

  • Marília Costa Morosini, Maria Estela Dal Pai Franco Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Resumo

Resumo

O texto resgata a trajetória da Escola de Engenharia de Porto Alegre (EE) em seus primórdios - 1896-1922 - e como Universidade Técnica (UT) - 1922-1934. A análise qualifica a E.E. como uma instituição científica ímpar para a época pela sua hegemonia com o Estado do Rio Grande do Sul e pela sua face universitária com aproximações à idéia de universidade moderna, cujas funções privilegiam a pesquisa. Foram utilizados princípios de análise de conteúdo sobre fontes de informação normativas, de ocorrências, livros, revistas e jornais.

Palavras-chave: Escola de Engenharia de Porto Alegre; história da educação.

 

Abstract

The paper presents the historical path of the Porto Alegre School of Engineering (E.E.) in its early times - 1896- 1922 – and as Technical University (TU) 1922-1934. The analysis characterizes the School of Engineering as a peculiar scientific institution, to its time, for its political hegemony with the State of Rio Grande do Sul and for its university feature, connected to the idea of modern university, whose functions focuses on research. Various documents were analyzed: legislative, factual, books, periodicals and newspapers.

Keywords: Porto Alegre School of Engineering; history of education.

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Biografia do Autor

Marília Costa Morosini, Maria Estela Dal Pai Franco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Marília Costa Morosini é doutora em Educação, pós doutora no LLILAS – Institute of Latin American Studies, Universisity of Texas, pesquisadora 1 CNPq, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

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Publicado

2012-05-31

Como Citar

Maria Estela Dal Pai Franco, M. C. M. (2012). Escola de Engenharia de Porto Alegre (1896-1934): hegemonia política na construção da universidade. Revista História Da Educação, 10(19), 39–57. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29403

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo