Escolas anarco-sindicalistas no Brasil: alguns princípios, métodos e organização curricular - Anarcho-syndicalist schools in Brazil: some principles, methods and curricular organization

Autores

  • Dagoberto Buim Arena UNESP/Marilia.

Resumo

Resumo

Em 1985, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo publicou edição fac-símile da coleção de edições do jornal A voz do trabalhador, editado pelos anarco-sindicalistas da Confederação Operária Brasileira (COB), entre 1908-1915, no Rio de Janeiro. Este trabalho destaca com base nesse material, as resoluções sobre educação adotadas no segundo Congresso de 1913, as ações a ele subseqüentes que criaram escolas, a sua organização curricular e pensamento do educador Florentino de Carvalho, defensor de métodos que considerava racionais e científicos. Para isso, o desenvolvimento deste artigo aborda o nascimento do movimento anarquista no Brasil, a fundação da Confederação Operária Brasileira; a criação do jornal A voz do trabalhador, de seus objetivos e de sua importância para a unificação dos anarco-sindicalistas do Brasil; e, por fim, comentários a respeito da organização curricular de escolas, a ação de educadores anarquistas e a importância da educação para o movimento.

Palavras-chave: anarco-sindicalismo; escolas anarco-sindicalistas; Florentino de Carvalho.

 

ANARCHO-SYNDICALIST SCHOOLS IN BRAZIL: SOME PRINCIPLES, METHODS AND CURRICULAR ORGANIZATION

Abstract

In 1985, the State of São Paulo Official Press published a “facsimile” edition of the newspaper The worker’s voice, firstly edited by the anarcho-syndicalists of Confederação Operária Brasileira (COB) (Brazilian Labor Confederation), between 1908-1915, in Rio de Janeiro. Grounded on that material, this work underlines the resolutions on education adopted at the Second Congress of 1913, the following actions that created schools, their curricular organization and the thought of the educator Florentino de Carvalho, supporter of methods he considered rational and scientific. In order to meet these goals, this paper studies the emergence of the anarchist movement in Brazil; the foundation of Brazilian Labor Confederation; the creation of the newspaper A voz do trabalhador, as well as its objectives and importance to the unification of anarcho-syndicalists in Brazil; and finally, some comments on the schools curricular organization, the actions of anarchist educators and the importance of education to the movement.

Keywords: Union-Anarchy; union-anarchy schools; Florentino de Carvalho.

 

ESCUELAS ANARCO-SINDICALISTAS EN BRASIL: ALGUNOS PRINCIPIOS, METODOLOGÍAS Y ORGANIZACIÓN CURRICULAR

Resumen

En 1985, la Imprenta Oficial del Estado de São Paulo publicó una edición única de la colección de ediciones del periódico La voz del trabajador, editado por los anarco-sindicalistas de la Confederación Operaria Brasileña (COB), entre 1908-1915, en Rio de Janeiro. Este trabajo destaca con base en ese material, las resoluciones sobre educación adoptadas en el segundo Congreso de 1913, las acciones a él subsecuentes que crearon escuelas, a su organización curricular y pensamiento del educador Florentino de Carvalho, defensor de los métodos que consideraba racionales y científicos. Para eso, el desarrollo de este artículo aborda el nacimiento del movimiento anarquista en Brasil, la fundación de la Confederación Operária Brasileña; la creación del periódico La voz del trabajador, de sus objetivos y de su importancia para la unificación de los anarco-sindicalistas del Brasil; y, por fin, comentarios respecto a la organización curricular de escuelas, la acción de educadores anarquistas y a importancia de la educación para el movimiento.

Palabras-clave: anarco-sindicalismo; escuelas anarco-sindicalistas; Florentino de Carvalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dagoberto Buim Arena, UNESP/Marilia.

Dagoberto Buim Arena - Departamento de Didática; Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa: Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação – UNESP/Marilia.

Downloads

Publicado

2012-05-30

Como Citar

Arena, D. B. (2012). Escolas anarco-sindicalistas no Brasil: alguns princípios, métodos e organização curricular - Anarcho-syndicalist schools in Brazil: some principles, methods and curricular organization. Revista História Da Educação, 11(22), 87–108. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29289

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo