Uma nova forma de ensino de desenho na França no início do século XIX: o desenho linear - The linear drawing as a new drawing teaching method in France in the beginning of nineteenth century
Resumo
ResumoInventado para as escolas mútuas, que se desenvolveram na França a partir de 1815, institucionalizado, mais tarde, na instrução primária, o “desenho linear” é uma forma alternativa de ensino do desenho que se distingue da tradição acadêmica. Este artigo coloca em evidência as condições e pretensões da popularização desse novo ensino que amplia, além do tradicional “ler, escrever, contar”, a gama de conhecimentos ensinados aos alunos. Procura também descrever as principais características desse novo modelo didático que se constitui e depois se normaliza no seio da instituição escolar em função das exigências pedagógicas e das finalidades que lhe são próprias.
Palavras-chave: ensino primário; disciplina escolar; desenho; geometria; século XIX.
THE LINEAR DRAWING AS A NEW DRAWING TEACHING METHOD IN FRANCE IN THE BEGINNING OF NINETEENTH CENTURY
Abstract
Linear drawing is an alternative drawing teaching method which is different from the one of academical tradition. It was created for mutual schools developed in France since 1815. Later, it was institutionalized in Elementary education. This article discusses popularization of this new teaching model’s conditions and intentions which enlarge students’ learning, beyond to the traditional “read, write and count”. This work also seeks for describing this new didactic model main characteristics which become usual in the school institution as a result of its pedagogical requirements and peculiar ends.
Keywords: Primary school; school subjects; drawing; geometry; XIX century.
UNA NUEVA FORMA DE ENSEÑANZA DE DIBUJO EN FRANCIA EN EL INICIO DEL SIGLO XIX: EL DIBUJO LINEAR
Resumen
Creado para las escuelas mutuas, que se desarrollaron en Francia a partir de 1815, institucionalizado, más tarde, en la instrucción primaria, el “dibujo linear” es una forma alternativa de enseñanza del dibujo que se distingue de la tradición académica. Este artículo pone en evidencia las condiciones y pretensiones de la popularización de esa nueva enseñanza que amplia, más allá del tradicional “leer, escribir, contar”, la gama de conocimientos enseñados a los alumnos. Busca también describir las principales características de ese nuevo modelo didáctico que se constituye y luego se normaliza en el seno de la institución escolar en función de las exigencias pedagógicas y de as finalidades que le son propias.
Palabras-clave: enseñanza primaria; disciplina escolar; dibujo; geometría; siglo XIX.Downloads
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