A cultura escolar portuguesa pelo traçado literário do século XIX

Autores

  • Carlota Boto USP

Resumo

Resumo

Este ensaio procura abordar o tema da escola primária em Portugal do século XIX, à luz de vestígios apresentados por textos lit erários, eruditos e populares. Assim, são enfocadas algumas imagens, pinceladas de obras clássicas, populares, por vezes anônimas, as quais, pelo registro da literatura, capturam descrições da realidade, mediante o entrelaçamento da figura do professor com a do aluno e a da aula; que, em seu conjunto, oferece subsídios para a reconstituição de recortes sociais do ambiente cultural que lhe conferia suporte.

Palavras-chave : escola; ensino; educação, história; literatura.

 

Abstract

This work aims at approaching the elementary school matter in Portugal during the XIX Century, based on both popular and scholarly literary tests. Some registers about teachers and students relationship described by not only unknown but also classical authors are taken into considerat ion in an attempt to portray the society of that time.

Keywords: school; teaching; education, history; literature.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlota Boto, USP

Carlota Boto é graduada em Pedagogia e em História pela USP. Mestre em História e Filosofia da Educação pela FEUSP e doutora em História Social pela FFLCH-USP, é atualmente professora da área de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É autora do livro A Escola do Homem Novo, publicado pela Editora Unesp.

 

Downloads

Publicado

2012-05-30

Como Citar

Boto, C. (2012). A cultura escolar portuguesa pelo traçado literário do século XIX. Revista História Da Educação, 10(20), 51–80. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29257

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo