Políticas dos livros escolares no mundo: perspectiva comparativa e histórica - The police regarding school books in the world: a comparative and historical approach

Autores

  • Alain Choppin Institut Nationale de Recherche Pédagogique - Service d'histoire de l'éducation.
  • Tradução Fernanda de Bastani Busnello PUCRS

Resumo

Resumo

Depois de mais de dois séculos, o livro escolar é ainda um elemento essencial da construção identitária e, em conseqüência, a edição escolar tomou uma dimensão nacional. Todo países colocaram em prática procedimentos específicos, mais ou menos coercitivos, para assegurar o controle dos livros de classe, que tratam de sua concepção, produção, difusão, financiamento e utilização. Em um primeiro momento, o autor estabelece um inventário comparativo e uma tipologia das principais disposições hoje em vigor, em diferentes países do mundo, para controlar as publicações destinadas aos alunos e aos professores; em um segundo momento, adota uma perspectiva diacrônica examinando, como um exemplo, as importantes evoluções que se processaram, depois do século XVIII, na legislação e na regulamentação relativa aos manuais escolares da França. Conclui sobre a imperiosa necessidade de levar em conta os contextos legislativos e de regulamentações em todos os estudos consagrados aos manuais.

Palavras-chave: manuais escolares; política escolar; história do livro.

 

THE POLICE REGARDING SCHOOL BOOKS IN THE WORLD: A COMPARATIVE AND HISTORICAL APPROACH

Abstract

Even after two centuries, the school book is still vital in the construction of the identity and, consequently, the school edition has become a national issue. Most countries have put into practice specific procedures, some of them coercitive, to assure the control over the school books, regarding their conception, distribution, financing and use. At first, the author compares and typifies the main dispositions existent nowadays around the world to control the publications aimed at students and teachers. Secondly, he adopts a diachronical approach and examines, as an example, the important evolutions that took place after the XVIII century in the legislation and regulation of the school manuals in France. Finally, he talks about the necessity of taken into consideration the legislative and regulation contexts in all the studies regarding manuals.

Keywords: school manuals; school polices; history of the book.

 

POLÍTICAS DE LOS LIBROS ESCOLARES EN EL MUNDO: PERSPECTIVA COMPARATIVA E HISTÓRICA

Resumen

Después de más de dos siglos, el libro escolar es aún un elemento esencial de la construcción identitária y, en consecuencia, la edición escolar tomó una dimensión nacional. Todos los países colocaron en práctica procedimientos específicos, más o menos coercitivos, para asegurar el control de los libros de clase, que tratan de su concepción, producción, difusión, financiamiento y utilización. En un primer momento, el autor establece un inventario comparativo y una topología de las principales disposiciones hoy en vigor en diferentes países del mundo, para controlar las publicaciones destinadas a los alumnos y a los profesores; en un segundo momento, adopta una perspectiva diacronica examinando, como un ejemplo, las importantes evoluciones que se procesaron después del siglo XVIII, en la legislación y en la reglamentación relativa a los manuales escolares de Francia. Concluye sobre la imperiosa necesidad de llevar en cuenta los contextos legislativos y de reglamentaciones en todos los estudios consagrados a los manuales.

Palabras-clave: Manuales escolares, política escolar, historia del libro.

 

POLITIQUE DES MANUELS SCOLAIRES DANS LE MONDE: PERSPECTIVE COMPARATIVE ET HISTORIQUE

Résumé

Depuis plus de deux siècles, le livre scolaire est devenu un facteur essentiel de la construction identitaire et l'édition scolaire a pris une dimension résolument nationale. Tous les pays ont mis en place des procédures spécifiques, plus ou moins coercitives, pour s'assurer le contrôle des livres de classe, qu'il s'agisse de leur conception, de leur production, de leur diffusion, de leur financement, voire de leur utilisation. Dans un premier temps, l'auteur établit un inventairecomparatif et une typologie des principales dispositions aujourd'hui envigueur dans les divers pays du monde pour contrôler les publications destinées aux élèves et aux maîtres; dans un second temps, il adopte une perspective diachronique en examinant, à titre d'exemple, les importantes évolutions qu'ont connues, depuis la fin du XVIIIe siècle, la législation et la réglementation relative aux manuels scolaires en France. L'auteur conclut sur l'impérieuse nécessité de prendre en compte les contextes législatif et réglementaire dans toute étude consacrée au manuels."

Mots-clé: manuels scolaires, politique scolaire, histoire du livre.

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Biografia do Autor

Alain Choppin, Institut Nationale de Recherche Pédagogique - Service d'histoire de l'éducation.

Alain Choppin - Maître de Conferénces em Histoire de l'éducation. Université Paris 5/ René Descartes; responsável de pesquisa no Institut Nationale de Recherche Pédagogique - Service d'histoire de l'éducation.

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Publicado

2012-05-29

Como Citar

Choppin, A., & Busnello, T. F. de B. (2012). Políticas dos livros escolares no mundo: perspectiva comparativa e histórica - The police regarding school books in the world: a comparative and historical approach. Revista História Da Educação, 12(24), 9–28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29225

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo