Um estudo sobre a leitura analytica (1909), de Theodoro de Moraes (1877-1956) - A study about a leitura analytica (1909), by Theodoro de Moraes (1877-1956)
Resumo
Resumo
Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da alfabetização no Brasil, apresentam-se os conceitos básicos da proposta de ensino da leitura defendida por Theodoro de Moraes (1877-1956), contida no livreto A leitura analytica, publicada pela Typ. do "Diário Official", em 1909. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, analisou-se a configuração textual desse livreto, que consistiu em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Essa análise permitiu constatar que o livreto analisado se apresenta como uma das primeiras tematizações sobre o método analítico para o ensino inicial da leitura, defendido por educadores e administradores escolares paulistas e tornado oficial para as escolas primárias do estado de São Paulo, entre o final do século XIX e o início do século XX.
Palavras-chave: ensino da leitura; método analítico; pesquisa histórica em educação.
A STUDY ABOUT A LEITURA ANALYTICA (1909), BY THEODORO DE MORAES (1877 - 1956)
Abstract
Aiming to contribute to the understanding of an important moment in the history of literacy in Brasil, they are presented the basic concepts of the proposed for teaching of reading defended by Theodoro de Moraes (1877-1956), contained in the booklet A leitura analytica, published by Typ. do "Diario Official", in 1909. By historical approach focused on documental and bibliographic research, they are analysed the principals aspects of its textual configuration. It was concluded that the booklet may be considered one of the most important tematizations of the analytical method for the initial teaching of reading, advocated by educators and school administrators São Paulo and made official for primary schools in the state of São Paulo, between the end of the XIX century and the beginning of the XX century.
Keywords: teaching of reading; analytical method; historical research in education.
UN ESTUDIO SOBRE LA LECTURA ANALYTICA (1909), DE THEODORO DE MORAES (1877 - 1956)
Resumen
Con el objetivo de contribuir para la comprensión de un importante momento de la historia de la alfabetización en Brasil, se presentan los conceptos básicos de la propuesta de enseñanza de lectura defendida por Theodoro de Moraes (1877-1956), contenida en el libreto "A leitura analytica", publicada por Typ. del "Diário Official", em 1909. Mediante un abordaje histórico, centrado en pesquisa documental y bibliográfica se analisó la configuración textual de ese libreto, que consistió en enfocar los diferentes aspectos constitutivos de su sentido. Ese análisis permitió constatar que el libreto analisado se presenta como una de las primeras tematizaciones sobre el método analítico para la enseñanza inicial de la lectura, defendido por educadores y administradores escolares paulistas y tornado oficial para las escuelas primárias del estado de São Paulo, entre el final del siglo XIX y el início del siglo XX.
Palabras-clave: enseñanza de lectura; método analítico; pesquisa histórica em educación.
UNE ÉTUDE SUR A LEITURA ANALYTICA (1909), PAR THEODORO DE MORAES (1877-1956)
Résumé
Dans le but de contribuer à la compréhension d’un moment important de l’ histoire de l’alphabétisation au Brésil, on présente les concepts fondamentaux de la proposition d’ enseignement de la lecture défendue par Theodoro de Moraes (1877-1956), qui figure dans la brochure A leitura Analytica, publiée par Typ. do "Diario Official", en 1909. A’ um point vue historique, en mettant l’ accent sur la recherche documentaire et de la littérature, on a passé en revue la configuration textuelle brochure, cette méthode consiste à focaliser lês différents aspects constitutifs de son sens. Cette analyse permet de constater que la brochure est présentée comme une analyse des premières thématisations sur la méthode analytique pour le enseignement initial de la lecture, prônée par les éducateurs et les administrateurs des écoles de São Paulo et rendues officielles pour les écoles primaires dans l’État de São Paulo, entre la fin du XIXe siècle et du début du XXe siècle.
Mots-clé: enseignement de la lecture; méthode analytique; la recherche historique en matière d’ éducation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.