O município e a educação em Minas Gerais: a implementação da instrução pública no início do período republicano - Municipality and education in Minas Gerais: the implementation of public instruction in the beginning of the republican period

Autores

  • Wenceslau Gonçalves Neto UFU

Resumo

Resumo

O texto é resultado de pesquisa realizada com financiamento do CNPq, envolvendo o processo de organização e implementação da instrução pública no estado de Minas Gerais, tomando como referência o município de Uberabinha (Uberlândia a partir de 1929), analisando a ação da Câmara Municipal em seu esforço pelo progresso e pela dinamização da educação nos primeiros anos da República. Os municípios, detentores de pouco poder no período imperial, com a Constituição republicana, e especialmente a Constituição mineira, passam a gozar de maior autonomia, o que lhes ampliará a participação política, mas também a responsabilidade na condução dos negócios locais. O objetivo é compreender como o poder local participa desse esforço pela instrução pública, a aproximação/distanciamento com a proposta oficial do estado, as dimensões político-ideológicas, o grau de complexidade das iniciativas, as perspectivas que se abrem, o funcionamento e a eficácia do sistema, etc. Ou seja, estender aos municípios a análise da formação dos sistemas públicos de ensino no início do período republicano.

Palavras-chave: instrução pública; primeira república; ação municipal.

 

MUNICIPALITY AND EDUCATION IN MINAS GERAIS: THE IMPLEMENTATION OF PUBLIC INSTRUCTION IN THE BEGINNING OF THE REPUBLICAN PERIOD

Abstract

This text is the result of a research carried out with the financial aid of CNPq, involving the organization and implementation of the public instruction in the State of Minas Gerais, taking as reference the municipality of Uberabinha (Uberlândia from 1929 onwards), analyzing the action of City Council in its endeavor for progress and for the stimulation of education in the first years of Republic. The municipalities which held some power in the imperial period, with the republican constitution and especially with the constitution of the State of Minas Gerais, could experience some kind of autonomy. This enlarged their political participation, as well as their responsibility in the fulfillment of public duties. The objective is to understand how the local power took part in this effort for the public instruction, the approximation/distancing from the official proposal of the State, political-ideological dimensions, the level of complexity of the initiatives, the perspectives which were open, the functioning of the system and so on. In other words, to carry over to the municipalities the analysis of the formation the public system of instruction in the beginning of the republican period.

Keywords: public instruction, the first Republic, municipal action.

 

LE MUNICÍPIO Y LA EDUCACIÓN EN MINAS GERAIS: LA IMPLEMENTACIÓN DE LA INSTRUCCIÓN PÚBLICA EN EL INÍCIO DEL PERÍODO REPUBLICANO

Resumen

El texto es resultado de pesquisa realizada con financiamento del CNPq, envolviendo el proceso de organización e implementación de la instrucción pública en el estado de Minas Gerais, tomando como referencia el município de Uberabinha (Uberlandia a partir de 1929), analisando la acción de la Cámara Municipal en su esfuerzo por el progreso y por la dinamización de la educación en los primeros años de la República. Los municípios, detentores de poco poder en el período imperial, con la Constitución republicana, y especialmente la Constitución minera, pasan a gozar de mayor autonomia, lo que les ampliará la participación política, pero también la responsabilidad en  a conducción de los negócios locales. El objetivo es comprender como el poder local participa de ese esfuerzo por la instrucción pública, la aproximación/distanciamiento con la propuesta oficial del estado, las dimensiones político-ideológicas, el grado de complejidad de las iniciativas, las perspectivas que se abren, el funcionamiento y la eficácia del sistema, etc. O sea, estender a los municípios el análisis de la formación de los sistemas públicos de enseñanza en el início del período republicano.

Palabras-clave: instrucción pública; primera república; acción municipal.

 

LA COMMUNE ET L’ÉDUCATION DANS LA PROVINCE DE MINAS GERAIS: LA MISE EN OEUVRE DE L’INSTRUCTION PUBLIQUE AU DÉBUT DE LA PÉRIODE RÉPUBLICAINE

Résumé

Ce texte est le résultat d’une recherche, réalisée avec le financement du CNPq, qui concerne le processus d’organisation et de mise en eouvre de l’instruction publique dans la province de Minas Gerais, à la ville d’Uberabinha (Uberlândia, à partir de 1929) et qui analyse l’action du Conseil Municipal en vue du progrès et de la dynamisation de l’éducation aux premières années de la République. Les communes, qui avaient peu de pouvoir dans la période impériale, ont acquis une plus grande autonomie avec la Constitution républicaine et surtout avec la Constitution de Minas Gerais, ce qui a agrandi leur participation politique mais aussi leur responsabilité dans la conduite des affaires locales. L’objectif de ce travail est de comprendre comment le pouvoir local participe à cet effort pour l’instruction publique, le rapprochement éloignement de la proposition officielle de l’état, les dimensions politiques et idéologiques, le degré de complexité des initiatives, les perspectives qui s’ouvrent, le fonctionnement et l’efficacité du système, etc., c’està-dire il s’agit de porter jusqu’aux communes l’analyse de la formation des systèmes publics d’enseignement au début de la période républicaine.

Mots-clé: instruction publique, première république, action.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wenceslau Gonçalves Neto, UFU

Wenceslau Gonçalves Neto é doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor do Instituto de História e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2012-05-24

Como Citar

Gonçalves Neto, W. (2012). O município e a educação em Minas Gerais: a implementação da instrução pública no início do período republicano - Municipality and education in Minas Gerais: the implementation of public instruction in the beginning of the republican period. Revista História Da Educação, 13(28), 159–185. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29021

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo