Cabra marcado para morrer: um filme entre história e memória

Roberto Abdala Junior

Resumo


O texto consiste de uma investigação sobre o filme Cabra marcado para morrer (1984), do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho. O trabalho explora algumas possibilidades de apreender o impacto da obra na época em que ela vem a público. Trata-se de uma pesquisa que toma a Didática da História (RÜSEN) como paradigma teórico, recorrendo às teses de Vygotsky, Bakhtin e Williams de forma articulada para demonstrar como muitos dos procedimentos empregados pelo cineasta são análogos aos dos historiadores. Assim, investigamos as possibilidades de apreendermos as relações que o filme estabeleceu com a cultura história dos anos 1980 e como anarrativa pode ser considerada uma obra “entre memória e História”, aproximando-se de uma escrita audiovisual da história. 

 

Title: CABRA MARCADO PARA MORRER: A FILM BETWEEN HISTORY AND MEMORY

Abstract: This paper is a research about the movie Cabra marcado para morrer (1984), the Brazilian filmmaker Eduardo Coutinho. The paper explores some possibilities to grasp the impact of the work at the time it goes public. It is a historiographical research study, taking the Didactic of History (RÜSEN) as a theoretical paradigm and use theories of Vygotsky, Bakhtin and Williams in an articulated manner to demonstrate how many of the procedures employed by the filmmaker are similar to those employed by historians. Thus, we investigated the possibilities to apprehend the relationships that the film set with the historical culture of the 1980s and as narrative can be considered a work "between memory and history," approaching an audiovisual writing of history.

 

Keywords: Didactics of history; history and audiovisual narratives; dictatorship.

 

Titulo: CABRA MARCADO PARA MORRER: UNA PELÍCULA entre historia y memoria

Resumen: Este trabajo es una investigación acerca de la película Cabra marcado para morrer (1984), hecha por el cineasta brasileño Eduardo Coutinho. El artículo explora algunas posibilidades de comprender el impacto de la obra en el momento que se hace pública. Se trata de un estudio de investigación historiográfica, tomando la Didáctica de la Historia (RÜSEN) como paradigma teórico, empleando las teorías de Vygotsky, Bajtín y Williams de forma articulada para demostrar cómo muchos de los procedimientos utilizados por el cineasta son similares a las empleadas por los historiadores. Por lo tanto, hemos investigado las posibilidades de aprehender las relaciones de la película y la cultura histórica de la década de 1980 y como la narrativa puede considerarse una obra "entre la memoria y la historia" que se aproxima a una escritura audiovisual de la historia.

 

Palabras clave: Didáctica de la historia; historia y narrativas audiovisuales; dictadura.


Palavras-chave


Didática da história; história e narrativas audiovisuais; ditadura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1983-201X.61488

Anos 90 - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul