Eficiência térmica de materiais de cobertura

Autores

  • Lígia Parreira Muniz-Gäal http://lattes.cnpq.br/6706805243284205 Instituição/Afiliação
  • Cláudia Cotrim Pezzuto Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marcius Fabius Henriques de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
  • Lia Toledo Moreira Mota Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Palavras-chave:

refletância solar, índice de refletância solar, materiais frios

Resumo

A correta especificação dos materiais de cobertura pode contribuir tanto para a melhoria da eficiência energética em edificações como para a mitigação do efeito de ilha de calor urbana. No entanto, a carência de caracterização das propriedades térmicas desses materiais ainda é constante. Esta pesquisa investiga a refletância solar em três diferentes tipos de materiais de cobertura: telha cerâmica esmaltada, cerâmica rústica e de concreto com amostras de diferentes cores. A refletância solar das amostras foi medida a partir do espectrômetro portátil ALTA II e posteriormente foi calculado o índice de refletância solar (SRI), baseado na norma ASTM E1980. Os resultados demonstraram que a variabilidade de cores impacta diretamente no desempenho com relação à refletância solar (cerâmica esmaltada de 0,11 - 0,67, concreto de 0,1 - 0,37, cerâmica rústica de 0,25 - 0,47). A telha de concreto apresentou menor SRI (39%). As cores claras mostraram ser mais eficientes apresentando maiores valores de refletância solar. Entretanto, a diversidade de tons claros acarretou variação na refletância solar (0,67, 0,37, 0,47, esmaltada, concreto e rústica, respectivamente). Os resultados relacionados neste estudo apontam a importância da análise da refletância solar dos materiais de cobertura e a necessidade de sua correta especificação em edificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Parreira Muniz-Gäal, http://lattes.cnpq.br/6706805243284205 Instituição/Afiliação

Aluna de Mestrado do Programa de Pós- Graduação de Sistemas de Infraestrutura Urbana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Cláudia Cotrim Pezzuto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós- Graduação de Sistemas de Infraestrutura Urbana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Marcius Fabius Henriques de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós- Graduação de Sistemas de Infraestrutura Urbana, Pontifícia Univesidade Católica de Campinas.

Lia Toledo Moreira Mota, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Professora e Pesquisador do Programa de Pós- Graduação de Sistemas de Infraestrutura Urbana, Pontifícia Univesidade Católica de Campinas.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

MUNIZ-GÄAL, L. P.; PEZZUTO, C. C.; CARVALHO, M. F. H. de; MOTA, L. T. M. Eficiência térmica de materiais de cobertura. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 503–518, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/68280. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.