Disseminação de práticas de segurança e saúde do trabalho entre empresas de construção por meio de ambientes colaborativos de aprendizagem

Autores

  • Fabricio Borges Cambraia Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thales William Santana dos Santos Faculdade Dom Luiz de Orleans de Bragança
  • Elvira Maria Vieira Lantelme IMED

Palavras-chave:

Segurança e Saúde do Trabalho, Ambientes colaborativos, Construção civil, Desenvolvimento Local.

Resumo

Os ambientes colaborativos de aprendizagem representam uma oportunidade para a disseminação de práticas de segurança e saúde do trabalho entre empresas de construção, o que favorece o desenvolvimento local e regional. Contudo, pouco se conhece acerca dos fatores que determinam o sucesso desse processo de aprendizagem. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar um conjunto de fatores que contribuem para o processo de disseminação de práticas de segurança e saúde no trabalho entre um grupo de empresas de construção envolvidas em um ambiente colaborativo de aprendizagem. Com base na observação e avaliação das estratégias utilizadas na condução desse ambiente colaborativo e das práticas implantadas pelas empresas participantes durante o programa e avaliadas após seis meses de seu término, foram identificados dez fatores que contribuíram para a disseminação de práticas entre as empresas. Esses fatores podem ser utilizados para orientar o desenvolvimento de novos ambientes colaborativos com objetivos semelhantes e promover o desenvolvimento local de empresas de construção civil de pequeno porte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Borges Cambraia, Universidade Federal de Juiz de Fora

Faculdade de Engenharia, Departamento de Construção Civil.

Downloads

Publicado

05.10.2017

Como Citar

CAMBRAIA, F. B.; SANTOS, T. W. S. dos; LANTELME, E. M. V. Disseminação de práticas de segurança e saúde do trabalho entre empresas de construção por meio de ambientes colaborativos de aprendizagem. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 425–239, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/64589. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)