O espaço para crianças produzido pelo Programa Minha Casa, Minha Vida: estudo de caso na região metropolitana de Belém, PA

Autores

  • Shirley Coelho Müller Universidade Federal do Pará
  • José Júlio Ferreira Lima Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Habitação de interesse social, Espaço de lazer infantil, Programa Minha Casa Minha Vida, Região Metropolitana de Belém.

Resumo

A atual política de habitação de interesse social no Brasil determina que o lazer infantil seja atendido por espaços construídos especificamente para esse fim. Este artigo traz os resultados de pesquisa de espaços projetados para o lazer infantil em dois conjuntos habitacionais de interesse social produzidos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, Jardim Campo Grande e Jardim dos Pardais, ambos na Região Metropolitana de Belém, no Pará. Indaga-se que espaços de fato têm sido produzidos, partindo-se do princípio de que o corpo em movimento no espaço e as interações sociais possibilitadas pelo lazer são fundamentais para que o desenvolvimento sócio-cognitivo e psicomotor das crianças aconteça de forma satisfatória. Investiga-se também a efetiva utilização desses espaços pelas crianças. O método de estudo de caso combina técnicas de análise do projeto arquitetônico e do espaço físico com a observação comportamental das crianças em seu lazer. Observou-se que os espaços de lazer infantil dos conjuntos estudados carecem de elementos que atendam de forma adequada à necessidade de lazer das crianças, que seu uso independe da quantidade de área destinada a esse fim, e que fatores como sensação de segurança ou insegurança e tipologia habitacional podem limitar ou estimular o uso desses espaços e a apropriação dos espaços comuns.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Coelho Müller, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade da Amazônia (1988) e mestrado em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal do Pará (2015). Possui experiência em desenvolvimento urbano e regional, projetos urbanísticos e de arquitetura e ações apoio a regularização fundiária. Possui participação em pesquisa: levantamento de usos do solo para subsidiar planos de transporte e avaliação dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida na Região Metropolitana de Belém .

José Júlio Ferreira Lima, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Arquitetura - Fukui University (1991), mestrado em Desenho Urbano - Oxford Brookes University (1994) e doutorado em Arquitetura - Oxford Brookes University (2000). Atualmente é professor associado III dA Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e dos Programas de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e de Geografia da Universidade Federal do Pará e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Planejamento e Gestão Urbana e Regional, com ênfase em Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, desenho urbano, desenvolvimento sustentável, habitação popular e políticas urbanas.

Downloads

Publicado

20.01.2017

Como Citar

MÜLLER, S. C.; LIMA, J. J. F. O espaço para crianças produzido pelo Programa Minha Casa, Minha Vida: estudo de caso na região metropolitana de Belém, PA. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 97–117, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/60529. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)