Editorial

Autores

  • Gibson Rocha Meira
  • Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski UFRGS
  • Ercília Hitomi Hirota
  • Holmer Savastano Junior
  • Roberto Lamberts

Resumo

A terceira edição da revista Ambiente Construído traz uma seleção de sete artigos especialmente dedicados ao tema de materiais, estruturas, técnicas e sistemas construtivos com o foco principal na sustentabilidade e nas tecnologias apropriadas. O primeiro artigo, de Livi e Repette, da Universidade Federal de Santa Catarina, traz o conceito de ligantes geopoliméricos obtidos pela policondensação em meio alcalino da cinza volante, com a exploração de critérios de escolha dos materiais precursores, parâmetros de dosagem e condições de cura.

O segundo artigo, de Medeiros, Hoppe Filho, Gobbi e Pereira, é uma ação conjunta entre pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Oeste da Bahia e da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e aborda também o uso de pozolanas de elevada reatividade para composição de materiais cimentícios. Esse trabalho traz uma abordagem de interesse por meio de avaliação crítica dos índices disponíveis para avaliação do potencial reativo dessas superpozolanas.

O artigo seguinte é uma análise crítica das propriedades no estado recém-misturado e endurecido de concretos leves com adição de agregados reciclados obtidos a partir de blocos e concreto com EPS e blocos cerâmicos. Esse trabalho, de Gomes, Alencar, Silva, Moraes e Angulo, foi resultado de uma colaboração entre a Universidade Federal de Alagoas, a Companhia de Saneamento de Alagoas e a Universidade de São Paulo.

O quarto artigo, de Tessaro, Gonçalves, Gatto, Pollnow, Carreño e Delucis, resultado de cooperação de equipes de da Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande, propõe o estudo de polpa de celulose de eucalipto tratada com silanos para aplicação em conjunto com matrizes cimentícias, com uma visão do potencial de impregnação da polpa e do respectivo desempenho físico e mecânico do compósito resultante.

Na sequência, o quinto artigo, de autoria de Oliveira, Corrêa, Ribeiro, Souza e Calçada, pesquisadores do Instituto Federal de Santa Catarina, discute a influência do uso de aditivo retentor de água do tipo hidroxipropil-metilcelulose (HPMC) em argamassa de assentamento à base de cimento e cal para alvenaria estrutural de blocos de concreto. São apresentados resultados de desempenho mecânico da argamassa de assentamento e dos prismas de alvenaria, demonstrando o potencial para novos estudos que considerem aplicações futuras.

O artigo seguinte é um estudo interessante de degradação de construção de valor histórico, constituída de alvenarias estruturais de pedras e tijolos maciços assentados com argamassa de cal e suscetíveis a diversas manifestações patológicas, entre as quais se destacam a eflorescência salina e a ação da umidade. O trabalho, de Loureiro, Angélica, Sanjad, Oliveira e Costa, foi uma parceria entre equipes da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal da Bahia, tendo sido avaliadas técnicas diversas de caracterização física e química dos materiais.

O sétimo artigo, de Lima, Amorim, Lima Júnior, Barbosa e Wilrich, traz uma cooperação entre equipes de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal da Paraíba e da ITAIPU Binacional, no estudo do comportamento estrutural de modelos reduzidos de treliças do tipo Howe fabricadas com bambu laminado colado (BLC). Apresentam-se resultados de desempenho estrutural tanto das treliças como das suas ligações.

Além desses artigos voltados para materiais e tecnologias aplicados à construção civil, outros interessantes trabalhos perfazem a atual edição, a saber:

- dois artigos de análise de conforto térmico e de iluminação: caracterização fotométrica de um espaço de transição, de autoria de Córica, Lasagno, Colombo e Pattini, do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas e da Universidad Nacional de Tucumán (ambas da Argentina) e avaliação do desempenho de diferentes alternativas de sistemas de janela para suporte a decisões de projeto quanto ao equilíbrio de ganhos de luz e calor no ambiente interno, de Lima e Caram, da Universidade de São Paulo.

- um estudo sobre avaliação do consumo de água em torneiras em ambiente universitário, realizado pelos pesquisadores da PUC Campinas, Demanboro, Fabiano, Longo e Bettine;

- dois artigos relacionados ao tema do gerenciamento da construção civil: fundamentação teórica e a prática no uso do indicador de EVM (Earned Value Management), de autoria dos pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Teixeira netto, Quelhas, França e Meirino; e identificação de causas de atrasos de obras de empreendimentos imobiliários na grande São Paulo, de autoria de De Filippi e Melhado, da Universidade de São Paulo; e

- um trabalho colaborativo entre a Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba, de Castro, Melo, Silveira, Silva e Lapa, sobre estudo de caso do entorno rodoviário de João Pessoa, PB.

Em vista da diversidade de bons temas de estudo e pesquisa interessantes e atuais, de impacto para a engenharia civil e urbanismo, temos a certeza de que esta edição da revista Ambiente Construído será uma fonte rica de informações de valoroso conteúdo para a ciência e a tecnologia nacionais e do exterior. Desejamos a todos uma ótima leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17.07.2015

Como Citar

MEIRA, G. R.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; HIROTA, E. H.; SAVASTANO JUNIOR, H.; LAMBERTS, R. Editorial. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 5–6, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/57155. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>