Os “pequenos” conjuntos Cecap derivados de Guarulhos e Jundiaí: uma análise comparativa

Autores

  • Wilton Flávio Camoleze Augusto Universidade de Marília (UNIMAR)
  • Sidnei Junior Guadanhim Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Arquitetura moderna, CECAP, Conjuntos Habitacionais CECAP, Habitação social, Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, Jundiaí, Marília, Mogi-Guaçu

Resumo

O Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos, SP, projetado por Vilanova Artigas, Fábio Penteado e Paulo Mendes da Rocha, desempenha papel de projeto seminal. Como no interior do estado foram desenvolvidos conjuntos que seguiram os conceitos aplicados em Guarulhos, a pesquisa buscou verificar em que medida aconteceram as reproduções nos conjuntos de Jundiaí, Marília e Mogi-Guaçu, estes em menor escala e em diferentes contextos. Também buscou verificar o aprimoramento das soluções projetuais. Por meio das visitas, da análise dos projetos e das informações reunidas, foi possível identificar elementos nos projetos e construídos de fato, que foram graficamente representados e reunidos em quadros comparativos. A análise comparativa buscou verificar a relação entre os projetos e a construção dos conjuntos habitacionais. A semelhança entre os conjuntos de Jundiaí, Marília e Mogi-Guaçu reforça a hipótese de utilização de um modelo com adequação ao lugar de implantação. O registro “dos pequenos” conjuntos Cecap de Marília e Mogi-Guaçu contribui para a disseminação deste importante momento da arquitetura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilton Flávio Camoleze Augusto, Universidade de Marília (UNIMAR)

Especialização em Projeto Arquitetônico (UEL-2011)

Especialização em Arquitetura de Interiores (UNIFIL-2012)

Mestrado em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo - Mestrado em Metodologia de Projeto (PPU), Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2014)

Sidnei Junior Guadanhim, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor no Programa Associado de Pós-Graduação em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo - Mestrado em Metodologia de Projeto (PPU), Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Downloads

Publicado

25.05.2016

Como Citar

AUGUSTO, W. F. C.; GUADANHIM, S. J. Os “pequenos” conjuntos Cecap derivados de Guarulhos e Jundiaí: uma análise comparativa. Ambiente Construído, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 167–195, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/54684. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos