Avaliação da percepção de valor em Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social: perspectivas de técnicos e de usuários

Autores

  • Deyvid Aléx de Bitencourt Monteiro PROPUR/UFRGS
  • Luciana Inês Gomes Miron PROPUR/UFRGS
  • Jeferson Shin-Iti Shigaki NORIE/UFRGS
  • Marcia Elisa Soares Echeveste PPGEP/UFRGS

Palavras-chave:

Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS), Avaliação de Percepção de Valor, Hierarquia de Valor Percebido

Resumo

Este artigo propõe-se uma análise que combina as percepções de valor das esferas de desenvolvimento (técnicos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre) e ocupação (usuários) de empreendimentos habitacionais utilizando o mapeamento hierárquico de valor. A estratégia de pesquisa adotada é a Constructive Research. A população-alvo “usuários” faz parte do EHIS A.J. Renner pertencente ao Programa Integrado Entrada da Cidade. O processo de pesquisa envolveu a construção de um questionário, planejamento amostral, coleta e análise de dados utilizando técnicas estatísticas descritivas e laddering cujo resultado é representado pelo mapeamento hierárquico de valor (MHV). Dentre os principais resultados, a unidade habitacional representou a maior divergência entre as percepções dos técnicos e dos usuários. Já o empreendimento representou uma boa convergência entre as percepções de ambos. Ainda, o MHV permitiu explorar quais benefícios estão sendo atingidos pelo programa, além da relação desses benefícios com a satisfação e permanência dos usuários no EHIS. A principal contribuição desta pesquisa está na identificação dos níveis mais abstratos presentes na percepção dos usuários, insuficientemente compreendidos pelos técnicos ou explicitados pelos programas habitacionais brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyvid Aléx de Bitencourt Monteiro, PROPUR/UFRGS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (2012) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PROPUR/UFRGS (2015).Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento urbano, análise e avaliação espacial, percepção ambiental e projeto da habitação social.

Luciana Inês Gomes Miron, PROPUR/UFRGS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado (2002) e doutorado (2008) pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Arquitetura (desde 2006) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional (desde 2011) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente está fazendo pós-doutorado na University of Huddersfield/UK com orientação do prof Lauri Koskela (2014-2015). Atuou como conselheira no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS (2013-2014). Tem experiência na área de Arquitetura, Engenharia e Construção, com ênfase em Gestão do Processo de Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing aplicado à construção civil, gerenciamento dos requisitos do cliente, geração de valor, avaliação de empreendimentos habitacionais, processo de desenvolvimento do produto, gestão e desenvolvimento de projetos urbanos e regionais.

Jeferson Shin-Iti Shigaki, NORIE/UFRGS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2014), com período sanduíche no curso BSc. Architectural Design and Technology pela University of Salford (2012-2013). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Engenharia Civil, com ênfase em gerenciamento e economia da construção.

Marcia Elisa Soares Echeveste, PPGEP/UFRGS

Graduada em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Engenharia de Produção pela UFRGS (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS (2003). Concluiu Pós-doutorado em Desenvolvimento de Produtos na EESC-USP (2005). Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na graduação no Departamento de Estatística e no Pós-graduação na Engenharia de Produção. Referee das Revistas Produto e Produção (ABEPRO) e Produção (USP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, análise estatistica, controle estatístico da qualidade, desenvolvimento de produto e pesquisa quantitativa.

Downloads

Publicado

18.08.2015

Como Citar

MONTEIRO, D. A. de B.; MIRON, L. I. G.; SHIGAKI, J. S.-I.; ECHEVESTE, M. E. S. Avaliação da percepção de valor em Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social: perspectivas de técnicos e de usuários. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 37–54, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/53865. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)