Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science

Autores

  • Patricia Bourguignon Soares Universidade Federal do Espírito Santo
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • João Luiz Calmon Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luiz Otávio da Cruz de Oliveira Castro Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Tecnologias de Construção e Edificação, Construção e Tecnologia da Construção, Bibliometria, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Resumo

Este estudo trata da análise da produção científica brasileira sobre tecnologias de construção e edificações por meio de indicadores bibliométricos. A área foi escolhida em razão de sua relevância para o desenvolvimento econômico do país. A bibliometria é um método de análise quantitativa para a pesquisa científica. Os dados elaborados por meio dos estudos bibliométricos mensuram a contribuição do conhecimento científico derivado das publicações em determinadas áreas. Os indicadores de produção são úteis para o planejamento e a execução de políticas públicas, e para o conhecimento da comunidade científica sobre o sistema em que está inserida. O objetivo deste trabalho é estudar a produção científica brasileira na área da construção e tecnologia da construção civil a partir da análise de artigos científicos publicados em periódicos e anais de congressos indexados na base de dados Web of Science (WoS). Os dados foram coletados utilizando como critério de seleção a categoria “Construction & Building Technology”, sendo analisados dados de 910 artigos de autores brasileiros no período de 1982 a 2014. A interpretação dos dados permite confirmar o expressivo crescimento da produção científica brasileira e da grande contribuição da região Sudeste para essa evolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Bourguignon Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Centro Tecnológico

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós - Graduação em Administração - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas

João Luiz Calmon, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Centro Tecnológico

Luiz Otávio da Cruz de Oliveira Castro, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Centro Tecnológico

Downloads

Publicado

31.08.2015

Como Citar

SOARES, P. B.; CARNEIRO, T. C. J.; CALMON, J. L.; CASTRO, L. O. da C. de O. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 175–185, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/53281. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos