Viabilidade do emprego de cinza de casca de arroz natural em concreto estrutural (parte II): durabilidade

Autores

  • Geraldo Cechella Isaia Universidade Federal de Santa Maria Professor Voluntário
  • Raúl Luis Zerbino Professor Associado da Escola de Engenharia e do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade de La Plata. Pesquisador do CONICET junto ao LEMIT de La Plata.
  • Antonio Luiz Guerra Gastaldini Universidade Federal de SAnta Maria
  • Gemma Rodrigues Sensale Escola de Engenharia da Unversidade de la República, Montevideo.

Palavras-chave:

cinza de casca de arroz natural, cinza de casca de arroz moída, durabilidade, sustentabilidade, RAS.

Resumo

Os resíduos incorporados aos materiais de construção devem ser usados, se possível, sem processamentos, para evitar o aumento dos impactos ambientais e custos adicionais. A cinza de casca de arroz (CCA) é uma pozolana que deve ser previamente moída, para aumentar a finura e a reatividade com o cimento, quando empregada como material cimentício. Este trabalho estuda cinza de casca de arroz natural (CCAN) sem processamento em substituição parcial de 15% de cimento, em massa, para uso em concreto estrutural, cominuída por moagem conjunta com os agregados no tambor da betoneira. Na parte I desta pesquisa, já publicada, são apresentados os resultados de microestrutura, resistência mecânica e retração, também para o teor de 25%, e nesta parte II são mostrados os dados dos ensaios de durabilidade (carbonatação, penetração de cloretos, resistividade, absorção d’água, permeabilidade ao oxigênio, absorção capilar e reação álcali-sílica – RAS), comparados ao concreto referência com 100% de cimento e, ainda, com CCA moída previamente (CCAM). Os resultados mostram que 15% de CCAN é factível de ser empregado em concreto porque apresenta desempenho superior ao concreto referência, quando usado cimento com pozolanas e próximos ou até superiores às misturas de CCAM, para grande parte das variáveis estudadas. Conclui-se que 15% de CCAN para concreto estrutural é viável e traz maior sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Cechella Isaia, Universidade Federal de Santa Maria Professor Voluntário

Professor Voluntário da UfsM e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, em nível de Mestrado e Doutorado, na ãrea de Tecnologia do concreto com adições minerais e de sustentabilidade das estruturas de concretoI (ACV e CCV)

Raúl Luis Zerbino, Professor Associado da Escola de Engenharia e do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade de La Plata. Pesquisador do CONICET junto ao LEMIT de La Plata.

Conforme acima

Antonio Luiz Guerra Gastaldini, Universidade Federal de SAnta Maria

Professor Associado IV do Departamento de Estruturas e Construção Civil da UFSM e Professor Permanente do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, nível Mestrado e Doutorado da UFSM>

Gemma Rodrigues Sensale, Escola de Engenharia da Unversidade de la República, Montevideo.

Professora da Escola de Engenharai e de Arquitetura da Universidade de la República, MOntevideo, Uruguay, e do Curso de Mesetrado.

Downloads

Publicado

20.01.2017

Como Citar

ISAIA, G. C.; ZERBINO, R. L.; GASTALDINI, A. L. G.; SENSALE, G. R. Viabilidade do emprego de cinza de casca de arroz natural em concreto estrutural (parte II): durabilidade. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 233–252, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/52723. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)