Interfaces rodoviário-urbanas no processo de produção das cidades: estudo de caso do contorno rodoviário de João Pessoa, PB, Brasil

Autores

  • Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro UFPB
  • Ricardo Almeida de Melo UFPB
  • José Augusto Ribeiro da Silveira DA, CT, Universidade Federal da Paraíba/UFPB.
  • Geovany Jessé Alexandre Silva UFPB
  • Tomás Albuquerque Lapa UFPE

Palavras-chave:

Contorno Rodoviário, Expansão Urbana, Morfologia Urbana, Uso do Solo

Resumo

As rodovias desempenham função importante no processo de estruturação das cidades, por facilitar os deslocamentos interurbanos. No entanto, quando absorvidas pela malha urbana de uma cidade, essas rodovias desenvolvem dinâmicas particulares com o espaço intraurbano no qual estão inseridas, com alterações na acessibilidade, na morfologia e no uso e ocupação da terra urbana. Com base nesse contexto, este artigo tem por objetivo analisar as dinâmicas entre a implantação do contorno rodoviário da BR-230 e o processo de produção do espaço intraurbano da cidade de João Pessoa-PB, entre os anos de 1963 e 2013, em termos de morfologia, uso e ocupação do solo urbano. O método empregado foi o da Lógica Evolutiva do Tecido Urbano, que divide a evolução urbana em três estágios: superação de limites, crescimento e combinação/conflitos. O método foi associado a ferramentas analíticas, como a Sintaxe Espacial e softwares de Sistema de Informação Geográfica. Os resultados mostram que a rodovia impulsionou o espraiamento da cidade para o setor sul e produziu uma malha urbana tentacular, onde também se identificou o padrão de crescimento horizontal e fragmentado, alterações na acessibilidade, uso do solo e na segregação socioespacial.

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Biografia do Autor

Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro, UFPB

Arquiteto e Urbanista, Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental, Prof. Assistente A do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba

Ricardo Almeida de Melo, UFPB

Engenheiro Civil, Doutor em Engenharia, Professor Associado I do CT-UFPB

José Augusto Ribeiro da Silveira, DA, CT, Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

Arquiteto e urbanista. Doutor em Desenvolvimento Urbano. Professor Associado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, UFPB.

Geovany Jessé Alexandre Silva, UFPB

Arquiteto e Urbanista, Doutor em Arquitetura e Urbanismo, Professor do Departamento de Arquitetura do Centro de Tecnologia da UFPB.

Tomás Albuquerque Lapa, UFPE

Arquiteto e Urbanista, Doutor em Geografia. Professor Titular do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

18.05.2015

Como Citar

CASTRO, A. A. B. da C.; MELO, R. A. de; SILVEIRA, J. A. R. da; SILVA, G. J. A.; LAPA, T. A. Interfaces rodoviário-urbanas no processo de produção das cidades: estudo de caso do contorno rodoviário de João Pessoa, PB, Brasil. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 175–199, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/50733. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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