Editorial

Autores

  • Carlos Torres Formoso UFRGS
  • Holmer Savastano Junior
  • Roberto Lamberts

Resumo

A presente edição da Revista Ambiente Construído tem um caráter regular, apresentando 15 artigos de diferentes áreas de conhecimento dentro da Tecnologia do Ambiente Construído. Chama a atenção nesta edição o fato de que mais da metade dos artigos têm autores das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, indicando uma forte descentralização da origem dos artigos publicanos na Revista.

Os três primeiros artigos têm como foco o desempenho de elementos construtivos de origem vegetal. O primeiro, de Zangiácomo (UFLA), Christoforo (UFSCar) e Lahr (USP), estuda o comportamento estrutural de vigas de madeira roliça de Pinus elliottii; o segundo de Lima (UFPE), Amorim (UPE), Lima Jr. (UFPE), Barbosa (UFPB) e Wilrich (Itaipú Binacional), refere-se ao comportamento estrutural de vigas de bambú laminado colado; e o terceiro, de Segundinho (UFES), Miná (UFPB), Dias (USP), Regazzi (UFV) e Carreira (UTFPR), estuda a capacidade em carga de estacas de madeira.

O bloco seguinte contém quatro artigos sobre tecnologia de argamassas. O artigo de Malheiro (Universidade do Minho, Portugal), Meira (IFPB) e Lima (IFPB) aborda a influência da camada de revestimento em argamassa na penetração de cloretos; o artigo de Freitas, Carasek e Cascudo, todos da UFG, discute a utilização de termografia infravermelha para avaliação de fissuras em fachadas; o artigo de Romano (USP), Seabra (ABPC), John (USP) e Pileggi (USP) apresenta uma caracterização reológica de suspensões cimentícias mistas com cales ou filitos; e, finalmente, o artigo de Malta (IFBA), Silveira (UFBA), Gonçalves (UFBA) e Toledo Filho (UFRJ) discute a influência da pré-saturação do agregado miúdo reciclado no comportamento das argamassas.

A seguir, segue um bloco com três artigos que abordam a reciclagem e reutilização de resíduos na construção. Rodrigues e Fucale, ambas da UFPE, aborda a dosagem de concretos produzidos com agregado miúdo reciclado de resíduos da construção civil; Sales e Alferes Filho, ambos da UFS, discutem o efeito do pó de resíduo cerâmico como adição ativa para o concreto; e Costa, Athayde Junior e Oliveira, todos da UFPB, apresentam um levantamento da taxa de geração de resíduos da construção civil em edificações na cidade de João Pessoa – PB.

O artigo seguinte, da area de Sistemas Prediais, de Tassi, Tassinari, Piccilli e Persch, descreve os resultados de uma pesquisa desenvolvida na UFSM sobre a eficiência de telhados verdes no controle quantitative das águas pluviais.

O bloco seguinte contém artigos que se enquadram na área de Gestão e Economia da Construção. Martins, Neves e Macêdo, todos da UFPA, analisam o desenvolvimento de competências gerenciais na construção civil através da Aprendizagem Baseada em Problemas. Gonçalves Jr. (UNIOESTE), Dutra (UNIOESTE), Lopes (UEM) e Rodrigues (UEL) apresentam uma avaliação do O impacto do Programa Minha Casa, Minha Vida na economia brasileira.

O décimo quarto artigo, de Reis, Biavatti e Pereira, todos da UFRGS, aborda a composição arquitetônica e qualidade estética de edificações.

Finalmente, o artigo de Silva e Ghisi, ambos da UFSC, da area de Conforto Ambiental, apresenta uma análise comparativa do desempenho térmico da envoltória de uma edificação residencial pelos métodos de simulação do RTQ-R e da NBR 15575-1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04.04.2014

Como Citar

FORMOSO, C. T.; SAVASTANO JUNIOR, H.; LAMBERTS, R. Editorial. Ambiente Construído, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 5–6, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/46242. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>