Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ambiente Construído?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Taxas para publicação (APCs charges)

Não são cobradas taxas para submissão e avaliação de artigos.

No entanto, após a conclusão do processo de avaliação por pares, os artigos aceitos passarão por revisão normativa, ortográfica e gramatical, executada por profissionais credenciados pela revista. Os custos dos serviços de revisão ortográfica e gramatical serão cobrados diretamente dos autores, pelos profissionais credenciados.

Ética (Ethics and malpractice)

São aceitos para publicação apenas artigos originais e inéditos, necessariamente fruto de um trabalho de pesquisa. Os artigos são primeiramente avaliados pelo editor-chefe, para verificar a pertinência do assunto e o atendimento às diretrizes editoriais da revista. Se aceito nesta etapa, faz-se a verificação quanto à existência de informações de autoria do artigo no texto e no arquivo, de forma a garantir a avaliação duplamente cega, e quanto à originalidade do texto, para evitar publicação de artigos que firam a ética na produção acadêmica.

Ainda com relação à ética, é essencial que os autores observem os seguintes requisitos:

  • devem constar como autores apenas pessoas que contribuíram significativamente para o conteúdo e produção do artigo.  O reconhecimento por contribuições assessórias pode ser efetuado por meio de agradecimentos, ao final do artigo;

  • os autores devem se certificar que todas fontes utilizadas para a produção do artigo foram devidamente citadas, garantindo a originalidade do texto e a inexistência de plágios e auto-plágios.

Política de plágio

De acordo com a Política Editorial da revista Ambiente Construído, “são aceitos para publicação artigos originais e inéditos, necessariamente fruto de um trabalho de pesquisa”. Os textos submetidos são rastreados com uso das ferramentas Plagiarisma.net e Plagium.

Estrutura do artigo (Preparing your manuscript)

Título: O título do trabalho deve ser breve (máximo de 15 palavras) e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

Indicação de Responsabilidade: Indicação de autoria do artigo deve ser feita apenas no Sistema (nunca no arquivo submetido), apresentando o nome completo, a sua principal ocupação atual, principal instituição à qual está vinculada, endereço profissional, telefone e e-mail, de todos os autores,  conforme exemplo abaixo:

FULANO DE TAL, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Caixa Postal 7100; CEP 03999-999, Porto Alegre - RS, Tel. 51 33169000, E-mail: fulano@ufrgs.br

Resumo: Deve conter de 100 a 200 palavras, em português, acompanhado de sua tradução para o inglês. O resumo deve apresentar clara e sucintamente o contexto, o problema de pesquisa,  objetivo, uma descrição sucinta do método, e resultados alcançados, caracterizando a contribuição para o conhecimento científico.

Palavras-chave: Após o resumo (abstract), devem ser incluídas,  no mínimo, três e, no máximo, seis palavras-chave (Keywords) que auxiliem na identificação dos principais assuntos tratados no artigo.

Artigo: O texto deve conter um item de introdução com o objetivo de informar o leitor sobre o tema que será abordado e colocá-lo a par do conhecimento já existente. Deverá ser apresentada uma breve revisão bibliográfica, referenciando as principais referências nas quais o trabalho foi fundamentado.

Uma parte substancial do artigo deverá ser dedicada à descrição do desenvolvimento da pesquisa e discussão dos resultados obtidos. A descrição, apesar de sucinta, deverá ser clara, permitindo ao leitor compreender perfeitamente o procedimento adotado, ou ter acesso a ele por referências citadas. O método de pesquisa deve ser detalhadamente apresentado, incluindo delineamento ou estratégias utilizadas, e instrumentos de coleta e análise de dados claramente especificados.

Considera-se imprescindível um item contendo comentários conclusivos, destacando-se os principais produtos da pesquisa e suas contribuições para o conhecimento existente.

As referências devem ser apresentadas conforme as instruções, mas sua quantidade não deve ser excessiva. Deve-se evitar, se possível:

- referências para conhecimento geral do tema abordado;

- referências secundárias (apud);

- muitas referências para um único argumento;

- predominância de referências próprias.

Referências: As referências devem ser reunidas no final do artigo em uma única ordem alfabética, de acordo com NBR 6023 - Referências – Elaboração (2002).

Exemplos:

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM C-780: standard test method for preconstruction and construction evaluation of mortars for plain and reinforced unit masonry. Philadelphia, 1991.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6461: blocos cerâmicos para alvenaria: verificação da resistência à compressão. Rio de Janeiro, 1983a.

BARROS, M. M. B. Metodologia Para Implantação de Tecnologias Construtivas Racionalizadas na Produção de Edifícios. 1996. 410 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

BLEDZIK, A. K. et al.A Comparision of Compounding Process and Wood Type For Wood Fibre-pp Composites. Composites Part A: applied Science and Manufacturing, v. 36, p. 789-797, 2005.

BRANDÃO, D. Q.; HEINECK, L. F. M. Classificação das Formas de Aplicação da Flexibilidade Arquitetônica Planejada em Projetos de Edifícios Residenciais. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., Florianópolis, 1998. Anais... Florianópolis: UFSC, ANTAC, 1998. v. 2, p. 215-222.

MORAES, R. C.; ISAIA, G. C.; GASTALDINI, A. L. G. Efeitos da Cinza de Casca de Arroz e Fíler Calcário Sobre a Resistência Mecânica do Concreto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONCRETO, 43., Fortaleza, 2000. Anais... Fortaleza: IBRACOM, 2000.

Citações: as citações no corpo do texto devem obedecer à forma adotada na referência, conforme NBR 10520: Apresentação de citações em documentos (2001), como por exemplo:

Conforme Morais et al. (2000) ...

... (BRANDÃO; HEINECK, 1998).

A NBR 6461 (ABNT, 1983a) especifica ....

Sakai e Sugita (1995) sugerem ...

... (SILVA; ROMAN, 2001; LAVELLE, 1998).

... bem como proposto na ASTM C-780 (ASTM, 1991).

Agradecimentos: Agradecimentos para agências de fomento à pesquisa, a instituições que não a do(s) autor(es) e a eventuais orientadores ou inspiradores do trabalho poderão ser mencionados no final do artigo, apenas na versão final, após aprovação do artigo para publicação.

Notas: Notas inseridas no corpo do artigo devem ser indicadas por meio de algarismos romanos, em formato sobrescrito, imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé do texto, na página em que aparecem.

Ilustrações: Figuras e fotografias nítidas e gráficas (estritamente indispensáveis para à clareza do texto) poderão ser aceitas e deverão ser assinaladas, no texto, pelo seu número de ordem e pela sua legenda, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

Quadros e tabelas: deverão ser acompanhados de legenda que permita compreender o significado dos dados reunidos. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem e sua legenda, os locais onde devem ser intercalados. Preferencialmente, quadros e tabelas devem ser feitas no próprio documento do Word.

Fórmulas: as fórmulas deverão ser numeradas e inseridas ao longo do texto.

Estilo: o texto deve ser claro, direto e preciso, evitando-se linguagem rebuscada, excesso de adjetivos ou frases longas.

Formato (Formating your manuscript)

A minuta do artigo deve ter o máximo de 7.000 palavras e 5MB, contando-se a partir da introdução do artigo, até as conclusões. O original deverá ser formatado em folha A4, com espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12. As margens superior e esquerda devem apresentar 3 cm e as margens inferior e direita, 2 cm. Na primeira página deve estar o título em português e em inglês, o resumo, o abstract e palavras-chave em cada um dos idiomas. Os títulos e subtítulos não devem ser numerados e os formatos das fontes dos títulos do artigo podem ser:

Título 1: Times New Roman, tamanho 14, em negrito e maiúsculas. Deverá receber numeração progressiva com um dígito.

Ex.: RESULTADOS

Título 2: Times New Roman, tamanho 12, negrito.

Ex.: Características e apropriação dos espaços abertos

Título 3: Times New Roman, tamanho 12, sem negrito.

Ex.: Sobrados

 

Dúvidas, escreva para ambienteconstruido@ufrgs.br

Template para submissão


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse 5MB).

  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  4. O texto está formatado em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

  7. Após conclusão do processo de avaliação por pares, os artigos aceitos passarão por revisão normativa, ortográfica e gramatical, executada por profissionais credenciados pela Revista. Estou ciente de que os custos dos serviços de revisão ortográfica e gramatical serão cobrados diretamente dos autores, pelos profissionais credenciados.

 

Declaração de Direito Autoral

Direito autoral (Copyright)

A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Creative Commons Attribution License

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.