Honra, litigiosidade e justiça: os crimes de honra na região de Formiga - Minas Gerais 1807-1875

Autores

  • ivan de andrade vellasco UFSJ
  • Séfora Semiramis Sutil Bacharelado em História UFMG

Palavras-chave:

Criminalidade. Honra. Justiça.

Resumo

o artigo analisa uma amostra de processos criminais envolvendo questões de honra e sua defesa pelos litigantes. A partir da construção de indicadores quantitativos que servem de base para uma análise mais detida de casos, pretendeu-se verificar possíveis mudanças e permanências nas representações sobre honra, tal como emergem como motivação tanto de réus como de vítimas processados pelo sistema de justiça. Enfocando um período mais dilatado, tentou-se observar as mudanças na experiência cotidiana e nas práticas referente aos usos e alcance da justiça. Trata-se de buscar perceber o modo específico pelo qual as representações de honra emergem e são processadas pelo aparato de justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ivan de andrade vellasco, UFSJ

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ, Minas Gerais, Brasil. Pesquisador do PPM FAPEMIG e bolsista produtividade CNPq.

Séfora Semiramis Sutil, Bacharelado em História UFMG

Bolsista do projeto Forum Documenta - Labdoc/UFSJ, Bolsista Iniciação científica – PIBIC/CNPq/UFSJ

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

VELLASCO, ivan de andrade; SUTIL, S. S. Honra, litigiosidade e justiça: os crimes de honra na região de Formiga - Minas Gerais 1807-1875. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 276–295, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73666. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático