A força pública e o policiamento do estado republicano em Minas Gerais

Autores

  • Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG (Betim)

Palavras-chave:

Policiamento Moderno, Profissionalização, Indisciplina

Resumo

Análise do policiamento do estado de Minas Gerais sob a responsabilidade da força pública mineira tendo como foco o ponto de vista dos comandantes da força pública e dos chefes de polícia entre 1894 e1922. Aprincipal documentação utilizada é um conjunto de relatórios de gestão da Secretaria de Polícia que contêm análises anuais da administração policial, elaboradas por delegados, comandantes e bacharéis que dirigiram a chefia de polícia. A abordagem privilegia o estudo das representações sobre os soldados e oficiais da força pública mineira. Tais representações dialogaram com um imaginário mais amplo sobre o caráter pacífico e ordeiro da população mineira, partilhado entre as elites do estado. A presença dos militares nos municípios, a formação de soldados e oficiais e a questão da indisciplina estiveram interligadas em torno do problema da gestão moderna do policiamento do estado mineiro. Os projetos de policiamento do estado mantiveram relações com os projetos políticos das elites para a sociedade brasileira, mas encontraram entraves no próprio cotidiano da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG (Betim)

Professor do IFMG/Campus Betim. Licenciado em História e Mestre em Educação pela UFMG. Doutorando em História Social pela UFRJ. Atua nas áreas de história da educação moral e corporal, história social e cultural da polícia e do crime.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

PEREIRA, L. C. S. de A. A força pública e o policiamento do estado republicano em Minas Gerais. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 34–54, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73240. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático