O ofício do historiador como pesquisador dos videogames: teorias e métodos

Autores

  • Cássio Remus de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar, em forma de manual, os métodos e teorias aplicados nos estudos relacionados ao objeto “videogame” a partir de abordagens da pesquisa de história, a fim de contribuir para com os historiadores e outros pesquisadores dos games. Para tanto, utilizam-se exemplos vinculados às seguintes metodologias: leituras iconográfico-iconológicas, abordagens sobre imagens em movimento e as diferenças e semelhanças entre games que procuram representar algum advento histórico e os títulos que tomam como embasamento contextual a ficção futurista.  Além disso, discute-se sobre a resistência intelectual contra os pesquisadores dos jogos eletrônicos, assim como sobre a prática do jogo como atributo natural e/ou cultural.

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Biografia do Autor

Cássio Remus de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel e mestrando em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2018-03-01

Como Citar

REMUS DE PAULA, C. O ofício do historiador como pesquisador dos videogames: teorias e métodos. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 265–289, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/70723. Acesso em: 16 abr. 2024.