Transi Tombs: pesquisa com fontes medievais através do acesso virtual

Autores

  • Amanda Basilio Santos Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Transi Tombs, Inglaterra Medieval, Metodologia

Resumo

A pesquisa em História medieval vem crescendo no Brasil nos últimos anos, sendo parte fundamental deste processo a democratização das fontes através dos recursos digitais. Tendo consciência deste fenômeno, este artigo apresenta, de modo introdutório, algumas possibilidades de pesquisa em História Medieval realizadas no Brasil a partir da análise de fontes primárias disponíveis em acervos digitais, centrando-se na pesquisa em desenvolvimento no Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP-UFPel), que tem como objeto as transi tombs inglesas do século XV, através de uma pesquisa de cunho iconográfico que segue a metodologia proposta por Panofsky. Deste modo pretendemos apresentar o objeto de análise e as especificidades e possibilidades da pesquisa medievalística baseada em um acesso virtual, nos baseando na experiência desta pesquisa em específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Basilio Santos, Universidade Federal de Pelotas

Bacharela em História (UFPEL); Especialista em Artes (PPGA - UFPEL); Mestranda em História (PPGH-UFPEL); Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP - UFPEL). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

SANTOS, A. B. Transi Tombs: pesquisa com fontes medievais através do acesso virtual. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 502–518, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/68944. Acesso em: 29 mar. 2024.