A trajetória dos Congos da Lapa (PR): mudanças e permanências de uma celebração secular

Autores

  • Paula Piva Linke Doutoranda USP
  • Sílvia Helena Zanirato Professora do Curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Celebração, Cultura, Congada.

Resumo

Em muitos momentos o Estado do Paraná negou a presença de escravizados e desconsiderou sua cultura, valorizando elementos de origem europeia. Com vistas a abordar aspectos da contribuição da presença negra no Paraná é que esse texto se apresenta. Em destaque, s celebração ocorrida na cidade da Lapa, um local que nasceu do tropeirismo e que muito se valeu da mão-de-obra escrava. O texto busca acompanhar as transformações ocorridas na celebração, as mudanças e permanências no modo de encenar a Congada e tem como objetivo questionar as razões que motivam essas transformações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Piva Linke, Doutoranda USP

Doutoranda do Procam (USP) com bolsa Capes, desenvolve pesquisa na área do Moda e Sustentabilidade. Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Graduada em Moda pelo Cesumar, com especialização em História e Sociedade (UEM) e, Especialização em Moda (CESUMAR).

Sílvia Helena Zanirato, Professora do Curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Professora do Curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e dos Programas de Pós-graduação em Ciência Ambiental e em Mudança Social e Participação Política, ambos da USP. Pós-Doutora em Geografia Política pela Universidade de São Paulo e em História pela Universidad de Sevilla.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

PIVA LINKE, P.; ZANIRATO, S. H. A trajetória dos Congos da Lapa (PR): mudanças e permanências de uma celebração secular. Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 75–91, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/62399. Acesso em: 29 mar. 2024.