NOVO NÚMERO DA AEDOS - DOSSIÊ TEMÁTICO "GÊNERO, RAÇA E CLASSE"

     É com satisfação que apresentamos o décimo nono número do oitavo volume da Aedos, referente ao segundo semestre do ano de 2016.

       O número conta com oito artigos referentes ao Dossiê Temático "GÊNERO, RAÇA E CLASSE", além de uma entrevista com a Profa. Ma. Cristiane Mare da Silva; seis artigos de tema livre; uma resenha; e os textos resultantes do I Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Agradecemos às autoras e autores por terem escolhido a Aedos para submeter seus trabalhos e às e aos pareceristas que colaboraram avaliando os textos enviados.
 

Acesse: http://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/issue/view/3031


       "Gostaríamos de abrir esta publicação com uma imagem que consideramos muito significativa: uma foto da autora Carolina Maria de Jesus, em 1960, no lançamento de “Quarto de Despejo”, livro que a tornaria reconhecida como uma das escritoras mais importantes do Brasil. Mulher, negra e pobre, moradora da favela do Canindé, em São Paulo, Carolina de Jesus trabalhava como catadora de lixo e registrava seu cotidiano através da escrita, em diários posteriormente publicados, nos quais podemos ler sobre suas vivências e que nos revelam suas lutas, inspirações e maneiras de ver o mundo. Neste momento em que lembramos os 40 anos do seu falecimento, ocorrido no ano de 1977, os seus escritos, além de oportunizarem o contato com a habilidade e sensibilidade da autora, nos sugerem a possibilidade de perceber as maneiras multifacetadas e complexas pelas quais os sujeitos se compõem e existem no mundo, e colocam a importância de valorizar estas trajetórias e vivências."

(Trecho da Apresentação do 19° número da Aedos)


Boa leitura!