Percepção de familiares e cuidadores quanto à segurança do paciente em unidades de internação pediátrica

Merianny de Avila Peres, Wiliam Wegner, Karen Jeanne Cantarelli Kantorski, Luiza Maria Gerhardt, Ana Maria Muller Magalhães

Resumo


Objetivo: Conhecer a percepção de familiares e cuidadores quanto à Segurança do Paciente em unidades de internação pediátrica.
Método: Estudo qualitativo exploratório-descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 cuidadores, em três áreas de internação pediátrica de hospital universitário do sul do Brasil, entre junho e agosto de 2016. A análise de conteúdo temática foi
realizada com auxílio do QSR NVivo 11.0.
Resultados: Foram identificados nove temas, agrupados em duas categorias: “Pressupostos de segurança do paciente”, descrevendo conhecimentos que os cuidadores relacionaram à segurança do paciente e a necessidade de inclusão e parceria da família; e “Protocolos de segurança do paciente implementados na instituição”, destacando falas coerentes com protocolos já estabelecidos no hospital que promovem segurança.
Conclusões: As percepções dos cuidadores referentes a segurança do paciente em unidades de internação pediátrica demonstram que estes absorvem orientações que favorecem o cuidado seguro, embora não tenham um conhecimento formal a respeito do assunto.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Cuidadores. Família. Criança hospitalizada.


Palavras-chave


Segurança do paciente. Cuidadores. Família. Criança hospitalizada.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447