Nutrição enteral domiciliar: perfil dos usuários e cuidadores e os incidentes relacionados às sondas enterais

Larissa Kozloff Naves, Daisy Maria Rizatto Tronchin

Resumo


Objetivos: Caracterizar o perfil de usuários e cuidadores em nutrição enteral domiciliar (NED) e analisar os incidentes relacionados às sondas enterais.
Método: Estudo de coorte prospectivo realizado com 36 usuários e seus cuidadores. A coleta de dados foi conduzida por um período de seis meses em um programa de assistência domiciliária de um hospital universitário. Adotou-se análise descritiva e curva de sobrevida de Kaplan-Meier.
Resultados: 66,7% dos sujeitos eram do sexo feminino, 77,8% com idade ≥ a 60 anos e 88,9% estavam acamados. 88,9% dos cuidadores pertenciam ao sexo feminino, possuíam vínculo familiar e idade de 51,2 ±13 anos. A incidência de extubação gástrica não planejada foi 0,67/100 pacientes-dia.
Conclusões: Apesar da escassez de estudos na temática de qualidade e segurança em assistência domiciliar, ações como o monitoramento das extubações e a implantação de medidas que reduzam ou mitiguem tais eventos, podem contribuir para assistência segura e livre de danos.
Palavras-chave: Assistência domiciliar. Nutrição enteral. Intubação gastrointestinal. Segurança do paciente. Qualidade da assistência à saúde.


Palavras-chave


Assistência domiciliar. Nutrição enteral. Intubação gastrointestinal. Segurança do paciente. Qualidade da assistência à saúde.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447