Evidências científicas sobre os fatores associados à qualidade de vida de pacientes com radiodermatite

Daniel de Macêdo Rocha, Aliny de Oliveira Pedrosa, Aline Costa de Oliveira, Sandra Marina Gonçalves Bezerra, Claudia Daniella Avelino Vasconcelos Benício, Lídya Tolstenko Nogueira

Resumo


Objetivo: Analisar na literatura os fatores associados à qualidade de vida de pacientes com radiodermatite.
Método: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, Web of Science e IBECS, entre 2007 e 2016.
Resultados: Foram analisados 14 estudos, que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos, com predomínio de ensaios clínicos randomizados, nível de evidência II 1. Dentre os fatores que comprometeram a qualidade de vida destacaram-se a dor, prurido, alteração da imagem corporal e reações emocionais como sintomas de ansiedade e depressão. A laserterapia, o óleo de emu e a radioterapia modulada por intensidade representaram as intervenções que favoreceram a melhoria da qualidade de vida.
Conclusão: A radiodermatite acarreta prejuízos significativos na qualidade de vida dos pacientes oncológicos, sendo necessárias intervenções multiprofissionais e novos estudos voltados para prevenção e tratamento da lesão.
Palavras-chave: Neoplasias. Radiodermatite. Qualidade de vida.


Palavras-chave


Neoplasias. Radiodermatite. Qualidade de vida.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447