Retratos da prática interprofissional colaborativa nas equipes da atenção primária à saúde

Giselle Fernanda Previato, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Resumo


Objetivo: Analisar a Prática Interprofissional Colaborativa em Saúde na perspectiva de profissionais das equipes em atuação na Atenção Primária à Saúde. Metodologia:  Estudo participativo, qualitativo, exploratório-descritivo, realizado em Unidades Básicas de Saúde de um município do noroeste do Paraná, com 88 profissionais de equipes da Atenção Primária à Saúde. A coleta de dados aconteceu de fevereiro a abril de 2017, por meio da técnica de coleta e análise de dados “Photovoice”. Resultados: Emergiram duas categorias de análise: Um retrato do processo de construção de conceitos da Prática Interprofissional Colaborativa em Saúde; Um retrato das configurações da Prática Interprofissional Colaborativa em Saúde no processo de trabalho entre as equipes da Atenção Primária à Saúde. Considerações finais: Apontou-se que a Prática Interprofissional Colaborativa é um termo novo e pouco explorado na Atenção Primária à Saúde, mas as reflexões das fotos permitiram assimilação, aproximação temática e construção coletiva de saberes balizados pela prática.

Palavras-chave: Relações interprofissionais. Comportamento cooperativo. Pessoal de saúde. Atenção primária à saúde. Pesquisa qualitativa. 


Palavras-chave


Relações interprofissionais. Comportamento cooperativo. Pessoal de saúde. Atenção primária à saúde. Pesquisa qualitativa.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447