Diagnóstico de enfermagem Risco de Suicídio em idosos: revisão integrativa

Girliani Silva de Sousa, Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli, Everton Sougey Botelho

Resumo


Objetivo: Analisar a literatura específica acerca dos fatores de risco do diagnóstico de enfermagem Risco de Suicídio de idosos.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em junho de 2015 nas bases de dados MEDLINE, PsycINFO e CINAHL, sem limite temporal.
Resultados: Foram analisados 80 artigos. Sugere-se a inclusão de 23 fatores de risco na taxonomia da NANDA-I: apatia; agitação; baixa autoestima; descuido com a medicação; incapacidade de pedir ajuda; incapacidade de expressar sentimentos; plano suicida; rigidez; incapacidade funcional; problemas visuais; tristeza; hostilidade; ansiedade; fracasso; frustração; infelicidade; desonra; frequentes visitas a médico com sintomas vagos; privação  social; desvalorização social; violência psicológica; violência intrafamiliar e violência financeira. Conclusão: O risco de suicídio apresentado na taxonomia da NANDA – I necessita de refinamento e adaptação ao contexto de idosos, sobretudo para averiguação dos fatores de risco que não estão contidos na referida classificação.

Palavras-chave: Diagnóstico de enfermagem. Suicídio. Idoso. Revisão.


Palavras-chave


Diagnóstico de enfermagem. Suicídio. Idoso. Revisão.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447