Desvelando os cuidados aos pacientes em processo de morte/morrer e às suas famílias

Roberta Teixeira Prado, Josete Luzia Leite, Edna Aparecida Barbosa de Castro, Laura Johanson da Silva, Ítalo Rodolfo Silva

Resumo


Objetivo: Compreender, na perspectiva da complexidade, as condições que influenciam as interações dos profissionais de saúde diante da morte e do morrer de pacientes adultos hospitalizados e às suas famílias. Método: Adotou-se como referenciais teórico e metodológico, respectivamente, o Pensamento Complexo e a Grounded Theory. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, entre maio de 2015 e janeiro de 2016, com três grupos amostrais: enfermeiros, técnicos de enfermagem e membros da equipe multidisciplinar. A análise dos dados seguiu as etapas de codificação aberta, axial e seletiva. Resultados: A categoria “Desvelando os cuidados aos pacientes em processo de morte/morrer e às suas famílias” e suas respectivas subcategorias apresentam as complexas inter-retro-ações dos profissionais da saúde diante da morte e do morrer de pacientes. Conclusão: As condições causais destacam as múltiplas conexões estabelecidas para o cuidado no processo dialógico da morte/morrer e revelam a complexidade do cuidado ao corpo sem vida.

Palavras-chave: Morte. Atitude frente à morte. Cuidados paliativos na terminalidade da vida. Enfermagem de cuidados paliativos na terminalidade da vida.


Palavras-chave


Morte. Atitude frente à morte. Cuidados paliativos na terminalidade da vida. Enfermagem de cuidados paliativos na terminalidade da vida.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447