Primeira semana saúde integral do recém-nascido: ações de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

Daniele Beltrão de Araújo Lucena, Anna Tereza Alves Guedes, Tarciane Marinho Albuquerque de Vasconcellos Cruz, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos, Neusa Collet, Altamira Pereira da Silva Reichert

Resumo


Objetivo: Descrever as ações de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família acerca da Primeira Semana Saúde Integral no cuidado ao recém-nascido.
Método: Pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa realizada de outubro de 2014 a fevereiro de 2015, por meio de entrevista semiestruturada, com nove enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de João Pessoa-PB. Os dados foram submetidos à análise temática. Resultados: As ações identificadas na primeira visita ao bebê se baseiam nas orientações maternas acerca dos cuidados básicos ao recém-nascido, aleitamento materno, testes de triagem neonatal, imunização e puericultura, bem como avaliação da puérpera, no entanto, por vezes eram realizadas fora do período recomendado e com orientações incompletas e desatualizadas. Conclusão: Embora haja potencialidades nas ações dos enfermeiros prestadas a essa população, as fragilidades comprometem a assistência ao neonato e à puérpera, sendo necessário sensibilizar esses profissionais acerca da importância e eficácia da Primeira Semana Saúde Integral.

Palavras-chave: Recém-nascido. Atenção primária à saúde. Visita domiciliar. Enfermagem.


Palavras-chave


Recém-nascido. Atenção primária à saúde. Visita domiciliar. Enfermagem.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447