Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar

Gabriela Petró Valli Czerwinski, Ana Luisa Petersen Cogo

Resumo


Objetivo: Descrever ação de educação em saúde sobre alimentação saudável utilizando como estratégia o webquest e o blog com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública.

Método: Relato da atividade de educação em saúde realizada em 2014 com quatorze estudantes do 8º ano de escola pública. O “Blog da Alimentação Saudável” foi desenvolvido pelos estudantes utilizando a metodologia da webquest orientados pela enfermeira durante quatro períodos da disciplina de ciências.

Resultados: Em três grupos de trabalho os estudantes realizaram o webquest disponibilizado em site com as etapas introdução, tarefa, processos e recursos. O blog foi elaborado em site gratuito em resposta às questões do webquest. A avaliação dos estudantes destacou os aspectos positivos, as dificuldades e as recomendações para futuras atividades.

Conclusão: Essa tecnologia torna a busca pelo conhecimento participativa e ativa, além de ser um espaço de integração dos profissionais da saúde no ambiente escolar.

Palavras-chave: Enfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.


Palavras-chave


Enfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447