O diagrama V como ferramenta de integração analítica de conhecimentos teórico-conceituais e metodológicos na saúde

Marcos Antônio Gomes Brandão, Wilson Denadai, Cândida Caniçali Primo, Rafael Oliveira Pitta Lopes, Mauricio Abreu Pinto Peixoto

Resumo


Objetivo: Produzir uma reflexão sobre a capacidade do diagrama V de integrar os conhecimentos teóricos-conceituais e metodológicos obtidos de sistemas, modelos e teorias complexas e não explicitamente identificáveis. Métodos: Estudo de reflexão com característica analítica. Resultados: Apresenta-se o diagrama V como um instrumento capaz de garantir uma análise integrada entre conhecimentos do domínio teórico-conceitual (visão de mundo e filosofia, teorias, princípios, constructos e conceitos) e a análise ou produção de conhecimentos metodológicos (registros de dados, transformações, asserções de conhecimento e asserções de valor). São usados exemplos relacionados ao Sistema Único de Saúde e atenção em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Conclusões: O diagrama V é um instrumento capaz de produzir uma análise integrada dos conhecimentos contidos em produções ligadas a modelos e teorias complexas e não explicitamente identificáveis como um modelo, teoria ou referencial teórico aplicando procedimentos dedutivos e indutivos. Palavras-chave: Modelos teóricos. Conhecimento. Pesquisa em enfermagem.

Palavras-chave


Modelos teóricos. Conhecimento. Pesquisa em enfermagem.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447