Subconjunto terminológico da CIPE® para assistência à mulher e à criança em processo de amamentação

Cândida Caniçali Primo, Fabíola Zanetti Resende, Telma Ribeiro Garcia, Erika Christiane Marocco Duran, Marcos Antônio Gomes Brandão

Resumo


Objetivo: Descrever o processo de elaboração de um subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para assistência à mulher e à criança em processo de amamentação. Método: Estudo metodológico desenvolvido em seis etapas seguindo as diretrizes recomendadas pelo Conselho Internacional de Enfermeiras(os). Resultado: Foram elaborados 74 diagnósticos/resultados e 213 intervenções de enfermagem, classificados de acordo com o modelo teórico utilizado, a “Teoria Interativa de Amamentação”. Conclusão: Acredita-se que o subconjunto poderá orientar de forma segura e sistemática os enfermeiros que trabalham na área materno-infantil, favorecendo a execução do Processo de Enfermagem e promovendo a qualidade da assistência, centrada na mulher, na criança e na família que estão vivenciando o processo de amamentação.

Palavras-chave: Amamentação. Diagnóstico de enfermagem. Classificação. Processo de enfermagem. Teoria de enfermagem. Terminologia.


Palavras-chave


Amamentação. Diagnóstico de enfermagem. Classificação. Processo de enfermagem. Teoria de enfermagem. Terminologia.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447