Estratégias de coping da equipe de enfermagem atuante em centro de tratamento ao queimado

Liliana Antoniolli, Maria Elena Echevarría Guanilo, Lucas Henrique de Rosso, Paulo Roberto Boeira Fuculo Junior, Daiane Dal Pai, Soliane Scapin

Resumo


Objetivo: Conhecer as estratégias de coping relatadas pela equipe de enfermagem atuante em Centro de Tratamento ao Queimado.
Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com quatro enfermeiras e seis técnicas de enfermagem de um Centro de Tratamento ao Queimado do sul do Brasil. Os dados foram coletados de setembro a novembro de 2013, mediante entrevista semiestruturada e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti 7.0. Resultados: Emergiram dois temas: coping focalizado no problema e coping focalizado na emoção. Entre as principais estratégias de coping com foco no problema, destacaram-se ações de tomada de decisão e reavaliação positiva; no coping focado na emoção, ações voltadas para aceitação resignada e extravasamento emocional. Conclusões: Como os profissionais optaram por estratégias de cunho objetivo e prático, compatíveis com coping focado no problema, acredita-se que sua elaboração é influenciada pelo contexto individual, coletivo e institucional do trabalhador.

Palavras-chave: Estresse psicológico. Adaptação psicológica. Saúde do trabalhador.


Palavras-chave


Estresse psicológico. Adaptação psicológica. Saúde do trabalhador.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447