Risco de reação adversa ao meio de contraste iodado: um estudo de validação

Beatriz Cavalcanti Juchem, Miriam de Abreu Almeida

Resumo


Objetivos: Realizar a validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Risco de reação adversa ao contraste iodado, bem como de suas intervenções e resultados de enfermagem segundo terminologias padronizadas.
Métodos: Foi utilizado o modelo de validação de conteúdo de Fehring, com a participação de peritos enfermeiros e médicos.
Resultados: Setenta e quatro peritos validaram o título, a definição do diagnóstico e avaliaram 28 fatores de risco, sendo cinco validados como principais, 22 como secundários e um descartado. A inserção do diagnóstico na taxonomia II da NANDA International foi avaliada por 41 enfermeiros e validada no Domínio 11 – Segurança/proteção e Classe 2 – Lesão física. Sessenta e três peritos validaram sete intervenções de enfermagem como principais e uma como secundária, sete resultados de enfermagem como principais e um como secundário.
Conclusões: Foram validados o título, definição e fatores de risco do diagnóstico, além de oito intervenções e oito resultados de enfermagem.
Palavras-chave: Diagnóstico por imagem. Meios de contraste. Diagnóstico de enfermagem. Processos de enfermagem. Estudos de validação.


Palavras-chave


Diagnóstico por Imagem: Enfermagem; Meios de Contraste: Efeitos Adversos; Diagnóstico de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Estudos de Validação.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447