Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa

Maurício de Souza Silveira, Ana Luísa Petersen Cogo

Resumo


Objetivo: Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem.
Método: Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia educacional” ou respectivos termos em inglês.
Resultados: Amostra de 30 artigos agrupados nas categorias temáticas “tecnologia na simulação com manequins”, “estímulo à aprendizagem” e “ensino de habilidades de enfermagem”. Identificou-se diferentes formatos de tecnologias educacionais digitais utilizadas no ensino de habilidades de Enfermagem, como vídeos, ambientes virtuais, aplicativos, hipertexto, jogos e simuladores com realidade virtual.
Conclusões: Esses materiais digitais colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repetir procedimentos.
Palavras-chave: Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Instrução por computador.


Palavras-chave


Educação em Enfermagem. Tecnologia Educacional. Instrução por Computador.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447