Associação das condições sociais e clínicas à qualidade de vida de pacientes com insuficiência cardíaca

Mailson Marques de Sousa, Jacira dos Santos Oliveira, Maria Julia Guimarães Oliveira Soares, Simone Maria Muniz da Silva Bezerra, Angela Amorim de Araújo, Simone Helena dos Santos Oliveira

Resumo


Objetivo: Analisar a associação entre as condições sociodemográficas e clínicas com a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com insuficiência cardíaca.
Método: Estudo transversal, com amostra não probabilística de 84 pacientes com insuficiência cardíaca, em seguimento ambulatorial, realizado no município de João Pessoa, PB, Brasil, no período de janeiro a julho de 2015. Utilizou-se o questionário Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire. Na análise dos dados, foram aplicados os testes: t-Student, ANOVA e Correlação de Pearson, com nível de significância de 5%.
Resultados: Os escores médios do Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire revelaram boa qualidade de vida do grupo pesquisado. Houve associação negativa significante entre qualidade de vida e idade: portanto, quanto menor a idade, pior a qualidade de vida.
Conclusão: Fazem-se necessárias ações de promoção à saúde para melhorar a capacidade de enfretamento dessa doença, em especial, para os pacientes mais jovens.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca. Qualidade de vida. Associação. Promoção da saúde.


Palavras-chave


Insuficiência Cardíaca; Qualidade de vida; Associação.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447