Segurança do paciente na compreensão de estudantes da área da saúde

Graziela Maria Rosa Cauduro, Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Rafaela Andolhe, Juliana Dal Ongaro, Taís Carpes Lanes

Resumo


Objetivo: Verificar a compreensão dos estudantes de graduação da área da saúde sobre a segurança do paciente.
Método: Estudo transversal descritivo, realizado em 2015, com 638 estudantes do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Foi utilizado um questionário com variáveis relativas à caracterização dos estudantes, aos aspectos conceituais e atitudinais sobre o erro humano e à segurança do paciente, disponibilizado online no Portal do Aluno.
Resultados: Maior percentual de estudantes relatou não ter tido aprendizado formal sobre o tema. Evidenciaram-se aspectos fundamentais para a cultura de segurança como a importância da análise sistêmica do erro, a preocupação com o ambiente de trabalho e a valorização do trabalho em equipe. Algumas atitudes demonstraram incerteza na forma correta de agir.
Conclusão: Os estudantes demonstraram percepções favoráveis à segurança do paciente. A formalização do tema nos diferentes níveis do ensino é necessária.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Estudantes de ciências da saúde. Educação superior.


Palavras-chave


estudantes de ciências da saúde

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447